A estreia de Adilson Batista no comando do América-MG, contra o Inter, nesta quinta-feira (26), é o principal destaque dos jornais de Belo Horizonte nas abordagens ao confronto que acontece a partir das 20h, na Arena Independência.
Contratado na última terça-feira, para substituir Ricardo Drubscky, ex-diretor de futebol que assumiu o cargo na vaga de Enderson Moreira, que deixou o clube para trabalhar no Bahia, durante a Copa do Mundo, Adílson chega com a missão de fazer o atual campeão brasileiro da Série B permanecer na primeira divisão.
No Super FC, suplemento dos jornais O Tempo e Super Notícias, a manchete é: "Novo técnico e missão de vencer". Já o Super Esportes, do jornal O Estado de Minas destaca: "Adílson Radical", em alusão a algumas trocas promovidas por ele na equipe.
Depois de um começo surpreendente, com quatro vitórias e dois empates nas nove primeiras rodadas, o América-MG engatou uma sequência de cinco partidas sem vitória, com derrotas para Atlético-MG, Grêmio, Cruzeiro e Paraná, e um empate contra a Chapecoense. Essa série fez a equipe deixar a campanha tranquila e ingressar na perigosa zona de rebaixamento.
Ex-zagueiro do Inter (1993) e do Grêmio (1995-96), Adílson começou a carreira de treinador em 2001, no Mogi Mirim. Desde então passou por mais 17 equipes, entre elas Grêmio (2003-04), Cruzeiro, Corinthians, Santos, São Paulo e Vasco da Gama, mas não conseguiu grandes conquistas. Seus principais resultados foram o bicampeonato mineiro de 2008/09 (Cruzeiro), o catarinense de 2006 (Figueirense) e o potiguar de 2002 (América-RN), além do vice da Libertadores da América de 2009.
Logo após a contratação de Adílson Batista, o jornal Estado de Minas fez uma enquete no site Super Esportes, nome do suplemento esportivo do periódico, e o treinador de 50 anos de idade recebeu grande aprovação por parte da torcida do América-MG. Em universo de 5.465 votantes, ele recebeu 90% de avaliações positivas.
Em seu discurso de apresentação, Adílson salientou que o momento é de ter tranquilidade.
- O América tem um grupo experiente e com bons jogadores. Neste momento é preciso ter calma, equilíbrio, tranquilidade, organização e serenidade. As equipes estão muito próximas na tabela, então o mais importante é ter organização, pois sem isso as coisas pioram. Precisamos estar, desde já, bem concentrados para sair dessa situação no campeonato,
Contra o Inter, a principal novidade do time mineiro será a entrada do meia Ruy, no lugar de Serginho, destaque nas rodadas iniciais do Brasileirão, que estava emprestado pelo Santos, que o vendeu para o Kashima Antlers, do Japão, por US$ 2 milhões.