É bem provável que o torcedor veja um Inter ainda em transformação na retomada do Campeonato Brasileiro, no próximo dia 19, contra o Atlético-PR, na Arena da Baixada. E, bem possível, sem o mesmo ritmo daquele time que está invicto há oito jogos no torneio.
Ocorre que período de treinamentos em Atibaia (SP) ainda não contou com a presença de três importantes titulares em campo: Rodrigo Moledo, D’Alessandro e Leandro Damião. O zagueiro tem um desconforto no joelho direito, o meia ainda se recupera de um novo entorse no tornozelo esquerdo, enquanto que o centroavante está com os movimentos limitados devido a um torcicolo.
Apesar de parecer algo mais simples, o torcicolo de Damião merece cuidados especiais. O camisa 9 já ficou quase dois meses fora de ação nesta temporada por causa de uma séria contusão nas costas – algo que por pouco não evoluiu para uma hérnia de disco, com necessidade de cirurgia.
Até agora, o trio realizou apenas treinos na academia do hotel Bourbon Atibaia, o QG colorado no interior paulista. Dos três, o único que arriscou corridas em volta do gramado foi Moledo. Ainda assim, todos seguem sem previsão de retorno aos treinos.
- Sempre se deseja que todos os jogadores estejam à disposição, sem problemas físicos, mas sabemos que lesões e suspensões fazem parte. Estamos aproveitando para treinar outras situações e formações. Mas eles não estão deixando de treinar. Estão progredindo dentro daquilo que podem. Logo, logo estarão de novo à disposição - comentou o técnico Odair Hellmann, quando questionado sobre o trio titular.
Caso o quadro de Moledo, D’Alessandro e Damião se mantenha, e eles não tenham condições de treinar com o grupo nessa semana derradeira em Atibaia, a intertemporada colorada terá sofrido algum prejuízo. Na sexta-feira, último dia do Inter na cidade, o jogo-treino será bem mais duro do que foi contra o Atibaia SC (vitória por 2 a 1). Afinal, o Red Bull Brasil é um clube da Primeira Divisão Paulista, e certamente vai impor maiores dificuldades aos colorados.
- Eles (Moledo, D’Alessandro e Damião) estão fazendo uma progressão gradual de carga (na academia) e a gente espera que nessa semana já possam evoluir melhor do que na semana passada. Vamos conversar com o departamento médico, ainda vamos avaliar bem esses retornos - disse Odair, sem garantir a presença do trio em campo.
Além de não poder contar com estes jogadores, o treinador do Inter terá mais um problema para a semana. O goleiro Danilo Fernandes, com um desconforto muscular na coxa esquerda, foi preservado diante do Atibaia. Zeca está voltando aos poucos da lesão muscular na coxa esquerda, e atuou pelo time suplente no jogo-treino, enquanto que o volante Patrick está suspenso da partida contra o Atlético-PR, devido ao terceiro cartão amarelo.
Assim, não será surpresa se boa parte do time que começou o jogo-treino deste domingo seja realmente o titular para a retomada do Brasileirão, com Marcelo Lomba; Fabiano (Zeca), Danilo Silva, Victor Cuesta e Iago; Rodrigo Dourado, Edenilson, Gabriel Dias, Lucca e Nico López; William Pottker.