Existe apenas uma tarefa complicada sobre D'Ale no Inter: selecionar os mais importantes e bonitos gols do camisa 10 no Colorado. São 10 anos de história, mais de 400 jogos disputados e 88 gols marcados. Porém, tentamos.
A equipe de Esportes de GaúchaZH separou os tentos mais emblemáticos do meia argentino para recobrar a memória do torcedor. Aproveite e tente não se emocionar.
Confira os gols selecionados pela redação de GaúchaZH:
1. Primeiro gol no Inter
Botafogo 1 x 2 Inter - Brasileirão - 25ª rodada - 14/09/2008
O primeiro gol de D'Alessandro com a camisa colorada não poderia estar fora dessa lista. O tento foi marcado da melhor maneira, em alto nível. Em uma tabela com Guiñazu, D'Ale entrou na área, deu um belo drible em Leandro Guerreiro, deixando o volante no chão. Frente a frente com Castillo, o argentino chutou rasteiro, no canto, para anotar seu primeiro lindo gol pelo Inter. Assista ao gol aqui.
2. Primeiro gol de D'Ale em Gre-Nal
Inter 4 x 1 Grêmio - Brasileirão - 27ª rodada - 28/09/2008
Com menos de dois meses no clube colorado, D'Ale mostrou para os co-irmãos que seria uma grande dor de cabeça pelos próximos anos. O primeiro gol do, então, camisa 15 em clássicos Gre-Nais teve sua assinatura. Em cruzamento para a área, a zaga gremista cortou no pé do gringo, que mandou um chute seco, forte, sem chances para Victor. O argentino ainda deu passe para outros três gols. Assista ao gol aqui.
3. Brasil é vermelho e branco na Sul-Americana
Inter 4 x 0 Chivas - Sul-Americana - Semifinal - 19/11/2008
D'Alessandro foi o nome do confronto que garantiu o Inter como a primeira equipe brasileira na final de uma Copa Sul-Americana. Contra o time mexicano, o gringo correu por todo o campo, deu carrinho, desarmou como se fosse volante. Ah, e fez os dois gols também. O primeiro foi de pênalti, em jogada dele mesmo. A cobrança foi no cantinho, certeira, sem qualquer esperança para o goleiro Hernandez. O segundo foi de falta, em um chute com perfeição, rente à trave esquerda do goleiro. Assista aos gols aqui.
4. Gol no Mundial de Clubes
Inter 4 x 2 Seongnam Ilhwa - Mundial de Clubes - 3° lugar - 18/12/2010
Era dia de final, mas não era dia de Inter na decisão do Mundial de Clubes de 2010. Após a decepção na eliminação para o Mazembe, a equipe colorada se redimiu contra a equipe sul-coreana Seongnam Ilhwa. Na disputa pela terceiro lugar, a equipe gaúcha goleou por 4 a 2 e D'Ale marcou o terceiro do Inter na partida. Seu único gol em Mundiais de Clubes. Assista ao gol aqui.
5. Última "volta olímpica" do Estádio Olímpico
Grêmio 2 (4)x(5) 3 Inter - Gauchão - Final - 15/05/2011
Nada melhor do que ser decisivo sobre o rival na casa do rival. Ainda mais, quando o feito fica marcado na história de forma negativa para o rival. Não foi um dos gols mais bonitos de D'Ale, mas sem dúvida foi um dos mais emblemáticos. Ele marcou o terceiro gol colorado da partida, de pênalti. Porém, o título do Campeonato Gaúcho de 2011 foi a "última volta olímpica" do Estádio Olímpico e foi do Inter. Assista ao gol aqui.
6. Gol contra o Milan de Ibra
Inter 2 (2)x(0) 2 Milan - Copa Audi - 3º lugar - 27/07/2011
O Inter fez bonito em sua participação na Copa Audi, competição disputada na Alemanha, em 2011. Na briga pelo terceiro lugar, o Inter não se deu por vencido diante do Milan de Ibrahimovic. O Colorado saiu perdendo por 2 a 0, mas buscou o resultado. O gol de empate saiu dos pés do camisa 10. Ricardo Goulart chutou em cima da zaga, D'Alessandro pegou a sobra no interior da área e chutou para a alegria dos colorados. Assista ao gol aqui.
7. Gol da classificação à Libertadores 2012
Inter 1 x 0 Grêmio - Brasileirão - 38ª rodada - 04/12/2011
Na derradeira rodada do Campeonato Brasileiro de 2011, o Inter conquistou a tão sonhada vaga à Libertadores de 2012 com gol do argentino, em cima do Grêmio, no Beira-Rio. Tem coisa melhor? No jogo, o meia confirmou o bom retrospecto contra o rival. O gol de pênalti na vitória por 1 a 0, foi o sexto dele em 14 duelos contra o Grêmio. Assista ao gol aqui.
8. Primeiro gol do novo Beira-Rio
Inter 2 x 1 Peñarol - Amistoso - Abertura Beira Rio - 06/04/2014
É coisa do destino. Deus apontou para D'Alessandro e disse: "Tu é o cara". E o amistoso contra o Peñarol, na reabertura do Beira-Rio, é mais uma prova do brilho do craque. Nada mais justo do que o capitão e ídolo colorado marcar o primeiro gol da nova casa. Gol à la D'Ale, de falta. Lindo, limpo e indefensável. O momento foi tão emblemático que o próprio camisa 10 levou as mãos ao rosto, como quem não acreditava no que fez, e não segurou as lágrimas. Assista ao gol aqui.
9. Golaço contra o Galo
Inter 3 x 1 Atlético-MG - Libertadores - Oitavas de final - 13/05/2015
Que "eu acredito", o que? Na partidaça diante do Atlético-MG, D'Alessandro não poderia ter deixado de marcar o seu. E que gol, senhores! No jogo que decretou a ida da equipe colorada às quarta da competição naquele ano, o argentino deixou Victor no chão (mais uma vez). Após jogada de William e Eduardo Sasha, o meia recebeu passe na direita, chutou da entrada da área e mandou um lindo ângulo, sem chances para o goleiro. Assista ao gol aqui.
10. Primeiro gol na volta ao Inter
Inter 1 x 1 Caxias - Gauchão - 3ª rodada - 11/02/2017
O jogo não chegou nem perto de ser o melhor do camisa 10 no Inter, mas é emblemático para o argentino: nele, D'Ale marcou seu primeiro gol em sua volta ao clube colorado após um ano fora. Após cruzamento de Uendel, o meia nem precisou deixar a bola quicar. De primeira, com o pé direito, fuzilou, sem chances ao goleiro. O feito também fez o capitão chegar ao 77º pelo clube gaúcho e igualou a marca de Fernandão entre os 20 maiores artilheiros da história. Assista ao gol aqui.