O que começou no mês passado como um sonho do Inter, pode se tornar realidade nos próximos dias: a troca do atacante Sasha pelo polivalente Zeca. O jogador do Santos, de 23 anos, que atua nas duas laterais e também como volante, será trocado em definitivo pelo atacante colorado, de 26 anos. Na negociação entre as direções, na transferência, cada clube manterá 20% dos direitos sobre os seus "ex", para ainda lucrarem em caso de futura venda para o Exterior.
A transação será encaminhada ainda nessa semana. É possível que, após Inter e Vitória, na noite dessa quarta-feira pela Copa do Brasil, a direção colorada quebre o silêncio sobre o novo reforço - cobiçado por Corinthians, Grêmio e Flamengo. Há um porém. Ou dois.
Ocorre que ambos os jogadores têm os direitos fatiados entre os clubes e empresários. Devido aos recentes apertos financeiros, o Santos cedeu 30% dos direitos de Zeca à empresa de São Caetano do Sul chamada Airc Sports, de Aparecido Inácio, o Cidão. Já Sasha, pertence apenas 60% ao Inter. Augusto Nogueira, empresário de Sasha detém 30% dos direitos do jogador, enquanto que Delcir Sonda é dono de outros 10%. E, agora, a negociação giram também entorno dos empresários, que querem lucrar nas transferências.
A outra questão e, ao que tudo indica a menos complicada de ser solucionada, é a judicial. Zeca e Santos têm uma audiência na Justiça do Trabalho no próximo dia 28. Através de seus empresários, o jogador alega que o clube lhe deve luvas, que não depositou o seu FGTS, além de "insegurança no trabalho" (quase foi agredido e foi ameaçado pela torcida santista), e pede os seus direitos econômicos junto ao Santos. Caso a Justiça dê ganho de causa a Zeca, o lateral ficará livre no mercado - e, possivelmente, a negociação com o Inter não será concretizada. Mas, nos bastidores, o Santos tem certeza da vitória nos tribunais.
Assim, o otimismo do presidente do Santos, José Carlos Peres, em fechar o negócio em "48 horas" talvez demore um pouco mais, mas, ao que tudo indica, será concretizado.
— O negócio com o Inter está adiantado. Negócio será definitivo. Sasha fica aqui (em Santos) e Zeca vai para lá. Santos ficará com uma parte dos direitos econômicos do jogador. Algo que deve se concretizar entre quarta e quinta desta semana — disse Peres, em entrevista à Rádio Globo de São Paulo, na noite desta terça-feira.