Se na noite de terça-feira (20), Roberto Melo botou panos quentes na polêmica sobre a mudança de data de Inter x São Luiz, que por isso saiu do Beira-Rio para o Estádio do Vale, após a classificação sobre o Remo, na noite desta quarta-feira, o discurso mudou. O dirigente fez duras críticas ao presidente da FGF, Francisco Novelletto:
– Estranho uma declaração que diz ser trágico para o futebol gaúcho um determinado time não se classificar. É até um desrespeito com os demais, principalmente com os do Interior. Queremos tratamentos iguais. Ano passado, tivemos uma situação atípica (a lesão dos três goleiros) e pedimos a inscrição. Não fomos atendidos. O tratamento não está sendo igual – disparou, antes de completar:
— O Grêmio tem o direito legítimo de pedir. Tem todo direito e a FGF tem o direito de conceder. Ela está tendo uma sensibilidade e uma compreensão que não teve o ano passado com o Inter.
Melo discorreu mais a respeito da manifestação de Novelletto sobre a possível desclassificação do Grêmio, e lembrou que o Inter teve dificuldades para passar da primeira fase do Gauchão no ano passado:
— No ano passado nós também tivemos dificuldades para nos classificar, classificamos em sétimo. E não me lembro de nenhuma declaração do presidente dizendo que seria um desastre o Inter não passar de fase. Acho que o presidente não pode dizer uma coisa dessas. Como que um árbitro da Federação Gaúcha vai apitar um jogo após uma declaração dessas? Essas coisas me incomodam muito para a sequência do Campeonato Gaúcho.