Por Rafael Diverio e Raphael Gomes
Roberto Acosta, pai e empresário do atacante Lautaro Acosta, confirmou que recebeu uma sondagem do Inter pelo jogador do Lanús. Ainda que não tenha existido uma proposta até o momento, há interesse do atleta em jogar no futebol brasileiro, que oferece maiores salários e uma boa vitrine para a seleção argentina.
O atacante de 29 anos tem contrato com o Lanús até junho do ano que vem. Se quiser, pode assinar um pré-contrato em janeiro para sair na metade do ano sem que o clube argentino receba qualquer ressarcimento. A proximidade com o fim do vínculo, e a improvável renovação, facilitariam uma saída por um preço acessível ainda no início de 2018.
— Estamos buscando uma proposta interessante em todos os sentidos. Primeiramente, no sentido esportivo. Queremos um clube que tenha aspirações em ganhar coisas e também para estar em alto nível para poder ir ao Mundial com a seleção argentina. Depois, no sentido econômico. Todos os clubes do Brasil são boas opções. O Inter é grande, o Grêmio é grande, o São Paulo, o Flamengo, o Cruzeiro... São clubes que sempre estão brigando por grandes coisas — disse Roberto Acosta.
Segundo o empresário, apesar do assédio e das consultas, ninguém fez proposta oficial:
— Não é um bom momento. Lautaro sentiu muito por ter perdido a final e não quer falar sobre negociação ou renovação agora. Em breve, vou sentar com ele para conversarmos sobre o futuro.
Para o jornalista Diego Segui, da Rádio FM Late, de Buenos Aires, Lautaro Acosta poderia ser um bom reforço para as equipes brasileiras:
— Ele é um grande jogador, foi a figura de Lanús. É muito rápido e decisivo no um contra um. Ele se movimenta procurando os espaços vazios e é um dos poucos jogadores do futebol argentino que sabe jogar como extrema e abastecer um centroavante. É acompanhado de perto por Jorge Sampaoli para a seleção.
Lucho Silveira, jornalista especialista em futebol sul-americano lembra que Acosta ainda não fez sucesso fora do Lanús. Suas passagens por Sevilla, Racing Santander-ESP e Boca Juniors acabaram sendo discretas.
— Falta a ele arrebentar em um time grande. As lesões atrapalharam na Europa e no Boca, não teve sequência e não deixou saudade — analisa.
Há outro defeito a ser observado pelo jogador: a indisciplina.
— Ele reclama muito com os árbitros e briga com os adversários, por isso recebeu alguns cartões vermelhos — finaliza Segui.
Ficha técnica
- Lautaro Acosta
- Atacante
- 29 anos
- 1m69cm
- 2 jogos pela seleção
- 300 jogos
- 43 gols
- Titulos: Argentino 2007 e 2016, Copa Sul-Americana 2013, Olimpíada 2008