Restam duas rodadas para o encerramento da Série B de 2017. E esse é um título que parece distante do Beira-Rio. O outrora autoproclamado "campeão de tudo", nos tempos de ouro das conquistas em série, agora está em posição difícil para ganhar o inédito (e indesejado) troféu.
Os cinco tropeços consecutivos — a derrota em casa para o Ceará, seguida de empates com CRB, Luverdense, Vila Nova e Oeste — abriram espaço para que o América-MG superasse o Inter e ficasse quatro pontos à frente na liderança. São 69 pontos mineiros e 65 pontos gaúchos. Restando apenas seis pontinhos a serem disputados.
Nestas rodadas derradeiras, enquanto o Inter terá pela frente o sempre difícil Serra Dourada, contra o Goiás, fechando o ano de Série B com o Guarani, no Beira-Rio, o América jogará com o Londrina fora de casa e finalizará a temporada recebendo o CRB. Como necessita de apenas uma vitória para confirmar o título ou mesmo ter os resultados iguais aos do Inter, é bem provável que a Segunda Divisão seja mineira.
Apesar do constrangimento de subir sem ser campeão da Série B — algo comum para grandes clubes brasileiros, na verdade —, o Inter terá prejuízos mínimos. Diferentemente dos R$ 18 milhões dados pela CBF ao campeão da Série A e dos R$ 11 milhões ao vice, o campeão da Segunda Divisão tem direito apenas a taça e medalhas. Não consta no regulamento um prêmio em dinheiro.
Além disso, o primeiro colocado da Segunda Divisão terá de secar Grêmio ou Flamengo em seus torneios continentais. Por quê? Porque, se os dois vencerem — o Grêmio ao Lanús, na final da Libertadores e o Flamengo, a Copa Sul-Americana, ainda em sua fase semifinal —, o campeão da Série B perderá a vaga direta às oitavas de final da Copa do Brasil de 2018. Para que o acesso direto a essa fase da competição seja garantido, um dos dois precisa perder o título.
Ou seja: mesmo não vencendo a Série B, o prejuízo colorado será apenas moral.
Tão longe, tão perto: os jogos no caminho do título
América-MG
Líder, com 69 pontos
- Londrina (Estádio do Café)
- CRB (Arena Independência)
Inter
Vice-líder, com 65 pontos
- Goiás (Estádio Serra Dourada)
- Guarani (Estádio Beira-Rio)