Quando Inter e Cruzeiro entrarem em campo no Beira-Rio, nesta quarta-feira, às 21h30min, para o jogo de ida das quartas de final do Gauchão, estarão vivendo um momento histórico. O Estádio Beira-Rio cumpre 48 anos de vida neste dia 6 de abril.
Leia mais:
Inter anuncia contratação do zagueiro Danilo Silva
Lateral Iago jogará pelo sub-23 do Inter para ganhar ritmo
Inaugurado em 1969, com a vitória do Inter por 2 a 1 sobre o Benfica, de Eusébio, o primeiro gol do novo estádio foi marcado pelo centroavante Claudiomiro (hoje aposentado e morando em Canoas). O gol mais recente, foi do uruguaio Nico López, na vitória colorada por 1 a 0 sobre o São Paulo-RG.
A transição do Estádio dos Eucaliptos (distante pouco menos de dois quilômetros do Beira-Rio e hoje transformado em um conjunto residencial) para a nova casa também marcou a transição do Inter, de um clube regional para um clube com repercussão nacional e, depois, continental e mundial.
Foi com a Era Beira-Rio que os grandes títulos foram conquistados: os três Brasileiros, a Copa do Brasil, as duas Libertadores, o Mundial, a Copa Sul-Americana, as duas Recopas Sul-Americanas, além das dezenas de Estaduais, entre outras conquistas. Em 2017, porém, o estádio vivenciará pela primeira vez a experiência da Série B.
Em 2014, a reforma do Beira-Rio foi concluída, após quase duas temporadas fechado para obras. A reinauguração ocorreu em 6 de abril. Naquela tarde, o Inter bateu o Peñarol por 2 a 1, com dois gols de D'Alessandro.
Em junho, o Beira-Rio recebeu a Copa. Nomes históricos como Messi, Benzema, Robben e a Alemanha campeã mundial (antes do 7 a 1 sobre o Brasil) desfilaram pelo estádio.
* ZHESPORTES