Em termos matemáticos, a situação do Inter na briga contra o rebaixamento não mudou tanto assim após a derrota por 1 a 0 para o Botafogo, na quarta-feira, no Rio de Janeiro. O risco de queda à Série B em 2017, de acordo com o site Infobola, é de 47% – apenas um ponto percentual acima do índice registrado após a vitória contra o Coritiba. O número, no entanto, deve variar com o complemento da 30ª rodada.
Vitória, São Paulo e Cruzeiro, times que estão próximos do Inter na tabela, jogam nesta quinta-feira, pelo complemento da 30ª rodada. Os baianos encaram a Ponte Preta em Campinas, às 19h30min, mesmo horário em que os mineiros enfrentam o líder Palmeiras no Allianz Parque. Já o tricolor paulista recebe o Santos, no Morumbi, às 21h.
Leia mais:
Vitinho contesta arbitragem na derrota para o Botafogo: "Foi roubo"
Carvalho reclama de pênalti marcado contra o Botafogo: "O árbitro errou"
"Não houve pênalti", diz Diori Vasconcelos sobre lance na derrota do Inter
Caso os três times consigam bons resultados, a situação do Inter deve ficar ainda mais crítica. Cruzeiro, 13º colocado, e São Paulo, 14º, têm 36 pontos, contra 33 do Inter, enquanto o Vitória tem 35 na 15ª posição. O Sport, com 34 pontos, é o 16º, último time fora da zona de rebaixamento, mas já jogou na rodada – e, assim como o Inter, foi derrotado: levou 3 a 0 da Chapecoense.
Chances de rebaixamento:
América-MG – 99%
Santa Cruz – 99%
Figueirense – 70%
Inter – 47%
Sport – 34%
Vitória – 19%
São Paulo – 7%
Cruzeiro – 11%
Coritiba – 11%
Ponte Preta – 2%
Chapecoense – 1%
Os jogos restantes para o Inter:
Inter x Flamengo
Complicado: o Flamengo faz um campeonato sólido sob o comando de Zé Ricardo e está na segunda colocação. Apesar de ser no Beira-Rio, é um jogo difícil e, no cenário de fuga contra o rebaixamento, um empate não seria trágico.
Grêmio x Inter
Complicado: o Inter perdeu o Gre-Nal do Beira-Rio, e o próximo clássico é na Arena. Ainda que o Grêmio não viva um bom momento no Brasileirão, o jogo é sempre tenso. Pontuar fora de casa será importante.
Inter x Santa Cruz
Para ganhar: este é mais um confronto direto contra um time do Z-4 a ser disputado no Beira-Rio. Por isso, sair de campo com os três pontos é fundamental. Em uma situação crítica no Brasileirão, o Santa Cruz pode estar ainda mais complicado nesta altura do campeonato. Por isso, vencer é quase obrigatório.
Palmeiras x Inter
Complicado: enfrentar o líder do campeonato fora de casa é, teoricamente, o jogo mais complicado da temporada. Por isso, perder não pode ser considerado um absurdo. Um empate já seria excelente para o Inter.
Inter x Ponte Preta
Para tentar pontuar: apesar de ser um time que começou o campeonato desacreditado, a Ponte Preta tem mostrado força sob o comando de Eduardo Baptista e briga por uma vaga na Libertadores. Mesmo no Beira-Rio, está longe de ser uma partida fácil. Ganhar é importante, mas um empate no cenário colorado não seria tão ruim.
Corinthians x Inter
Complicado: conseguir um bom resultado contra um dos maiores rivais recentes seria fundamental, mas o Corinthians entra com total favoritismo jogando em casa. Apesar da pressão, que gerou a demissão de Cristóvão Borges, o time paulista está em quinto no campeonato.
Inter x Cruzeiro
Para ganhar: este tende a ser um jogo-chave para o Inter. É a última partida em casa contra um time que, atualmente, também briga para se distanciar do Z-4. Apesar de ser uma batalha de grandes em um mau momento, vencer será fundamental para espantar o fantasma do rebaixamento.
Fluminense x Inter
Complicado: é fundamental para o Inter chegar à última rodada livre do rebaixamento ou pelo menos próximo a isso, porque vencer o Fluminense fora de casa não será nada fácil. Apesar de não fazer uma grande campanha, o time de Levir Culpi joga em um bom nível e pode disputar as vagas finais à Libertadores de 2017.
Acompanhe o Inter através do Colorado ZH. Baixe o aplicativo: