Por pelo menos 24 horas, está invertida a liderança gaúcha do Brasileirão. O Inter venceu o Atlético-PR no Beira-Rio e assumiu o primeiro lugar da competição com 13 pontos. Só perderá a posição se o Grêmio ganhar do Palmeiras às 21h desta quinta-feira, em São Paulo. Mesmo sem ser brilhante diante de seus torcedores, o time de Argel contou com o oportunismo de Vitinho para fazer o 1 a 0.
Leia mais:
Confira a tabela atualizada do Brasileirão
Inter x Atlético-PR: estatísticas, cartões e público, saiba como foi a partida
Cotação ZH: Vitinho é o melhor do Inter na vitória sobre o Atlético-PR
Argel manteve seu padrão. Pelo terceiro jogo seguido, repetiu o time que havia começado a partida anterior. E pelo terceiro jogo seguido, o Beira-Rio viu o Inter começar burocrático e sem criatividade diante de um adversário que nem estava tão recuado assim. Prova disso é que as duas primeiras chances claras de gol foram do Atlético-PR.
Aos 13 minutos, Walter ganha da marcação, entra na área pelo lado direito e acerta a trave de Danilo Fernandes. Pouco depois, Giovany recebeu de Marcos Guilherme, driblou William e chutou na rede por fora.
O primeiro arremate do Inter só saiu aos 23. Ferrareis deu um passe sentado para William cruzar e Vitinho escorar de pé direito, ao lado da trave de Weverton. Ainda que pouco perigoso, este lance foi o começo da melhora do time no primeiro tempo. A partir dele, algumas individualidades cresceram, como o próprio William e, principalmente, Gustavo Ferrareis. Com mais disposição, deixou de recuar tanto a bola e arriscou mais jogadas ofensivas. Nada que realmente assustasse, mas ao menos havia imposição.
Chance mesmo foi a de Vitinho, que levou a bola sozinho do meio-campo até a frente da área e chutou bem perto. Pouco depois, uma cobrança de falta viu Paulão não alcançar a bola em um desvio de um zagueiro do Atlético-PR, saindo para escanteio. E até isso contribuiu.
A cobrança de Andrigo achou Paulão no meio da área. Na força, ele dividiu com a defesa – inclusive resistindo a um choque com Cleberson, que precisou até ser atendido – e a bola sobrou para Vitinho estufar a rede, 1 a 0, a 38 minutos.
Veja também:
Wianey Carlet: fase do Inter é tão boa que os presentes chegam mesmo sem ser aniversário
Leonardo Oliveira: uma campanha de líder também se faz com suor
Luiz Zini Pires: Inter tem a campanha mais sólida entre os 20 times do Brasileirão
Cleberson não conseguiu voltar para o jogo e foi substituído por Wanderson. No Inter, Fabinho torceu o tornozelo e deu lugar a Anselmo. As duas trocas foram dentro dos seis minutos de acréscimo que teve a etapa inicial.
A volta do intervalo colorada foi semelhante à dos outros jogos. Mais solto, propôs de verdade as ações ofensivas. As viradas de bola foram mais incisivas e tudo isso acuou o Atlético. Mais: quando percebia qualquer possibilidade de ser atacado, não se constrangia em cometer faltas.
Na metade do segundo tempo, um recuperado Alex substituiu o discreto Andrigo. Sua entrada deu mais qualidade no passe e administração da bola, justamente o que o Inter precisava. O jogo ficou mais morno, só interrompido perto dos 30 minutos, quando Ferrareis, Vitinho e Fernando Bob deram três chutes em sequência.
Dali em diante, a partida só se arrastou até o apito final. O apito da liderança.
Confira a galeria de fotos de Inter x Atlético-PR:
Acompanhe o Inter através do Colorado ZH. Baixe o aplicativo:
*ZHESPORTES