Não foi o novo posicionamento de Anderson, a partir da entrada de Aylon a 39 minutos do primeiro tempo, no lugar do lateral-direito Paulo Cézar Magalhães, o fator que desencadeou a vitória do Inter sobre o São Paulo-RG, por 3 a 0, na tarde de domingo, no Beira-Rio.
A correta e ousada (antes do intervalo é sempre arriscado mexer) substituição do técnico Argel foi decisiva muito mais pelo próprio Aylon do que por Anderson. Este recuo um tanto, mas não chegou a ser um volante clássico, ao lado de Fernando Bob. Ele foi um construtor, quase sempre somando-se a linha mais à frente, que passou a ter Sasha, Andrigo, o próprio Anderson e Vitinho.
Leia mais
FGF confirma datas das semifinais do Gauchão
Alisson projeta confronto com o São José: "Vão dar a vida, mas a gente também"
Cotação ZH: Anderson é o melhor do Inter contra o São Paulo-RG
A movimentação do quarteto deu um nó no time de Hélio Vieira. No primeiro gol, Paulão sobe livre porque o marcador fica indeciso entre ele e Aylon, a novidade em campo. Com um a mais para vigiar, a defesa do São Paulo-RG desencaixou inteira.
Depois o próprio Aylon conclui, em ótima jogada pelo lado de Anderson. Vitinho fechou a conta no seu estilo. Poucos atacantes no Brasil chutam como ele. Mas o que decretou a quarta goleada seguida e a vaga na semifinal, enfim: a variação de repertório.
Tenho insistido nisso porque é o que pode indicar um Brasileirão melhor para o Inter. É só olhar a estatística. Contra o Veranópolis, o número de bolas alçadas na área, que vinha passando de 30, bate em 42.
Neste domingo ficou em 17, e muitas oriundas de escanteios. Não é pouco, eu sei, mas é bem menos do que antes. O Inter está variando o seu jogo. Este é o ponto.
O Inter trocou mais passes contra o São Paulo. Girou a bola. Usou melhor o campo todo, por dentro. Aí, quando a bola chegou ao flanco, havia menos marcadores pela frente, justamente por este balanço. Suspeito que Fabinho não sai mais da lateral direita contra o perigoso São José, adversário na semifinal.
Acompanhe o Inter através do Colorado ZH. Baixe o aplicativo:
*ZHESPORTES