O Ministério Público (MP) divulgou nesta sexta-feira um vídeo que mostra detalhes da selvageria que precedeu o embarque do ônibus da torcida Guarda Popular, do Inter, para Curitiba, na madrugada do último sábado (veja acima). Três torcedores da organizada foram agredidos.
Briga no embarque de organizada do Inter leva torcedor a hospital
As imagens, captadas no entorno do estádio Beira-Rio, mostram um grupo de colorados derrubando Marcelo Silveira Machado, de 31 anos, no chão. Caído, ele leva pontapés. Os agressores saem correndo, enquanto Machado permanece deitado. O torcedor precisou ser levado ao Hospital de Pronto Socorro, onde permanecia internado em estado regular na noite desta sexta-feira.
Líder da Popular tem prisão decretada por descumprir medida cautelar e se envolver em briga
Na quinta, foi decretada a prisão preventiva de Gilberto Bitencourt Viegas, o Giba, líder da torcida organizada. O Ministério Público, que afirmou ter comprovada a participação de integrantes da Popular, também requereu a proibição do funcionamento da torcida. Isso impede o uso de faixas, instrumentos musicais ou qualquer elemento que identifique a Popular. Conforme o MP, a medida já é válida para o jogo deste sábado contra o Figueirense.
- A suspensão está diretamente vinculada ao fato de que diversas pessoas tem se utilizado do espaço das torcidas para o cometimento de crimes. A depuração destas condutas e a efetiva apuração dos fatos é que influenciarão no período da proibição imposta à torcida organizada - destaca o promotor de Justiça Márcio Bressani.
Advogado de Giba tentará revogar prisão: "Ele está disposto a esclarecer tudo"
Além da briga, Giba do Trem, como é conhecido o líder da Popular, está sendo acusado de descumprir medida cautelar, já que estava impedido de ir a jogos do Inter, independentemente do mando de campo, em função de um tumulto em um posto de combustíveis na Capital em julho de 2014.
O torcedor, porém, teria ido a Curitiba para a partida do dia 12 de setembro, válida pelo Brasileirão, e viajado com a tornozeleira eletrônica sem bateria. Ele tem permissão para viajar desde que não seja para jogos do Inter. Mas deve manter o equipamento sempre carregado.
O advogado de Giba, José Gabriel Silveira Lagranha, diz que o cliente alegou que o equipamento "descarregou e depois teria voltado a funcionar", sem saber precisar o horário. A defesa tenta revogar a prisão.
Acompanhe o Inter através do Colorado ZH. Baixe o aplicativo:
IOS
Android
*ZHESPORTES
Violência
MP divulga vídeo de confronto entre torcedores do Inter
Briga aconteceu antes da viagem da torcida a Curitiba e motivou pedido de prisão de líder da Popular
GZH faz parte do The Trust Project