Eu estava na Arena neste domingo e posso afirmar com todas as letras: o Grêmio não tem bola para fazer cinco a zero no Inter. Mas fez, todos vimos, isso é o futebol. Então, é preciso explicar os motivos dessa tragédia para nós, colorados, e reconhecer o verdadeiro "título" conquistado pelo Grêmio. As causas passam pelas duas direções. Enquanto a gremista apostou de verdade em um treinador identificado com as raízes do clube, reduziu a folha salarial, se livrou de pesos mortos como Kleber Gladiador e montou um time relativamente barato e comprometido, a nossa vive no século passado.
Como Vitorio Piffero pode ter demitido o técnico Diego Aguirre três dias antes de um Gre-Nal achando que isso não teria consequências? Como deixar atrasar salários e direitos de imagem com os mais de 100 mil sócios PAGANDO EM DIA? São perguntas sem respostas claras, e exigimos essas respostas.
O Grêmio fez e vem fazendo o feijão com arroz, mas foi tão fácil a partida que acabou vencendo por cinco a zero. Não é nenhum supertime, e o que pesa é que estamos falando de uma rivalidade. Só que, se formos analisar, em 2014 o Inter levou cinco a zero da Chapecoense e quatro a um do próprio Grêmio. No final das contas, terminamos o Brasileirão em terceiro e eles sem nada, como sempre, e a seca de conquistas gremistas vem mascarando tudo que há errado no Beira-Rio. Os erros se acumulam desde 2010 e ficam potencializados com essa surra da Arena.
Contratos péssimos com jogadores em fim de carreira, folha salarial inchada para um time que não justifica o investimento megalomaníaco, atletas usando o Beira-Rio para dar um tempo na carreira e jovens sendo escondidos, a menos que apareça um Aguirre com coragem de lançá-los vez por outra. Aí estão os verdadeiros problemas colorados que a atual direção parece não reconhecer ou, pior, acredita que não existem. É preciso uma revolução a partir desse cinco a zero, uma limpa no vestiário, um novo treinador inteligente e dedicado e um comando com o mínimo de vergonha na cara e autoestima.
Vitorio Piffero já entrou para a história do Internacional. Foi com ele que perdemos para o Mazembe e tomamos cinco a zero do Grêmio. Está na hora de uma autocrítica severa. Na "contra-corneta" com meus amigos gremistas, sigo falando que eles não ganham nada e que, muito provavelmente, essa goleada é o título de 2015. Mas eles estão tentando se organizar e reconheceram que fizeram muita besteira em tempos recentes. Esse reconhecimento é preciso ser feito no Beira-Rio também e JÁ, ou há um risco de a velha gangorra começar a pender para o lado azul novamente daqui um tempo.
Acompanhe o Inter no Brasileirão através do Colorado ZH. Baixe o aplicativo:
IOS
*ZHESPORTES