A convite da Associação Uruguaia de Futebol (AUF), o Grêmio realizará um amistoso contra uma seleção uruguaia na noite desta quinta-feira (5), a partir das 21h, no Estádio Atílio Paiva, em Rivera. A equipe gremista será formada por jogadores das categorias de base, reforçada por três atletas que já integram o elenco profissional.
O principal nome é o atacante Nathan Fernandes. O jogador, que chegou a fazer gol na Libertadores deste ano e tem sido convocado para a seleção brasileira sub-20, perdeu espaço na hierarquia do técnico Renato Portaluppi e foi até mesmo deixado de fora da viagem para Salvador, onde o Tricolor empatou com o Vitória na penúltima rodada do Brasileirão.
— Eu só posso trazer 23 jogadores e a escolha foi minha. Ele (Nathan Fernandes) foi fazer uma partida no Uruguai com o pessoal do Grêmio. Eram estas opções que eu tinha, até porque não adianta trazer três ou quatro jogadores para a mesma posição e, para a posição dele, entrou o Alysson (Edward) — avaliou o treinador gremista na entrevista coletiva concedida no Barradão.
Além dele, o goleiro Thiago Beltrame e o volante Mila foram cedidos pelo elenco profissional e realizaram um único treino na manhã de quarta (4), antes de embarcarem de ônibus até a fronteira.
Da equipe sub-20, o principal destaque é o atacante Gabriel Mec, de 16 anos, e que recentemente teve o contrato renovado até 2027, com multa rescisória de 50 milhões de euros.
A base do time é a mesma que foi vice-campeã do Gauchão Sub-20, perdendo a decisão para o São José nos pênaltis. A escalação que iniciará a partida terá: Thiago Beltrame; Cristiano, Nathan, Viery e Pedro Gabriel; Mila, Hiago, Gabriel Mec, Riquelme e Nathan Fernandes; Jardiel.
Completam a delegação na fronteira o goleiro Ygor, os laterais Fernandinho e Renato, os zagueiros Murilo Tramontini e Karele, os volantes Kaick e Araújo, o meia Jeferson e os atacantes Lian, Gabriel Passos e Guga. Com a saída do técnico Airton Fagundes, o comandante será o então auxiliar Ruimar Kunzel.
O Uruguai
O adversário é formado por jogadores uruguaios que atuam em equipes locais, sem Peñarol e Nacional, e tem como treinador o ex-volante Diego Pérez, que comanda a seleção sub-20. Neste ano, o time empatou em 0 a 0 com a Costa Rica, em San José, e 1 a 1 com a Guatemala, em Miami.