Uma semana que ficará marcada na memória do torcedor do São José. No último domingo (24), o time venceu o Ypiranga e conquistou o título da Copa FGF. Nesta quarta-feira (27) foi a vez do sub-20 vencer o Gauchão pela primeira vez na história. O Zeca bateu o Grêmio nos pênaltis após vencer por 1 a 0 no tempo regular. Jovane marcou o gol dos mandantes. Nas penalidades Édson Júnior brilhou e defendeu a última cobrança.
O Grêmio buscava seu nono título, mas não conseguiu segurar a vantagem construída no primeiro jogo. A campanha tricolor teve nove vitórias e um empate. Com o melhor ataque da competição, o time marcou 31 gols e sofreu onze.
Já o os campeões terminam o Gauchão com 10 vitórias e nenhum empate, com 19 gols marcados, além da melhor defesa com apenas sete sofridos. Na primeira fase, o time da Zona Norte da Capital surpreendeu e terminou em primeiro no grupo B, na frente da dupla Gre-Nal.
O artilheiro do torneio foi o atacante Caíque, do Juventude, que balançou as redes em 10 oportunidades.
O jogo
Mesmo com a vantagem do empate, o Grêmio tomou a iniciativa nos minutos iniciais da partida. Com três minutos, Alysson pegou mal na bola e mandou direto para fora. Em seguida aos quatro, Tiago finalizou de fora da área, mas Édson Júnior pegou firme.
Precisando vencer, o Zeca teve dificuldade de furar a defesa gremista e Cássio pouco trabalhou na etapa inicial. Marquinhos chutou cruzado da direita com oito minutos, mas o goleiro pegou sem dificuldade.
Com 16, Gabriel Mec chutou fraco nas mãos de Édson Júnior. Dez minutos depois o camisa 11 tentou de novo. Ele limpou dois marcadores na entrada da área mas chutou mal, direto para fora.
O Tricolor era melhor na partida e dominada as ações ofensivas até que, aos 40 minutos, Wesley Costa fez falta forte no adversário. O juíz mostrou o amarelo, mas após orientação do auxiliar, voltou atrás e deu o vermelho.
Com um a mais e apoiado pela torcida presente, o Zeca tentou abrir o placar. Não surtiu efeito e o primeiro tempo terminou no 0 a 0.
Os mandantes voltaram para a etapa complementar com mais ímpeto. Já o Tricolor baixou suas linhas e passou explorar os contra-ataques.
Com seis minutos, Thiago Tinoco subiu sozinho e cabeceou para fora. Cinco minutos depois foi a vez de Gabriel Mec finalizar de cabeça também longe da meta.
Quando tudo se encaminhava para um empate sem gols, o Zeca trocou passes no campo de ataque até a bola chegar no capitão Prado, que cruzou com perfeição nos pés de Jovane. O atacante que tinha entrado a menos de 20 minutos empurrou para o fundo das redes. Festa dentro e fora do campo.
Embalado pela torcida, o Zeca seguiu no ataque, mas não conseguiu ampliar. Fim de jogo e decisão nos pênaltis.
O zagueiro Viery do Grêmio bateu forte acertou o travessão na primeira cobrança. Cássio chegou a defender a terceira cobrança do São José, mas não foi suficiente. No quinto pênalti, Édson Júnior brilhou e pegou o chute de Guga. Fim de papo: 4 a 3.