O Grêmio venceu o São José por 1 a 0, na tarde desta quinta (21), em jogo válido pela ida da final do Gauchão sub-20. Gabriel Mec marcou o único gol do Tricolor, no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul.
Atual campeão, o Tricolor tenta o nono título do Gauchão da categoria. Na volta, um empate basta para o time gremista ficar com a taça.
Já o São José tentará reverter o placar para conquistar o título pela primeira vez na história. O Zeca precisa vencer por um gol de diferença para levar a decisão aos pênaltis.
O duelo de volta será realizado na quarta (27), às 15h, no Passo d'Areia.
O jogo
O primeiro tempo repetiu o que se viu na competição: uma equipe que tem o melhor ataque e outra com a defesa menos vazada. O Grêmio dominou ações ofensivas e teve, ao menos, cinco chances claras. O São José abdicou de atacar.
Aos 11, Alysson avançou pelo corredor direito, entrou na área, e quase marcou um golaço. Três minutos depois foi a vez de Tiago ingressar na área livre e finalizar em cima do goleiro. O Grêmio seguiu atacando e o gol saiu aos 18 minutos. Alysson cruzou para Gabriel Mec abrir o placar: 1 a 0.
Cássio teria ido para o intervalo sem sujar o uniforme, mas aos 43 e aos 48, o Zeca teve duas chances defendidas pelo goleiro.
Na etapa complementar, o Tricolor diminuiu o ímpeto. Aos quatro, Riquelme teve a chance de ampliar, mas parou na defesa adversária. Aos 16, Igor Serrote teve outra chance em chute cruzado que passou à esquerda.
O São José até tentou reagir, mas sem sucesso. Fim de jogo e um resultado que saiu barato para os visitantes.
Escalações da partida
Grêmio: Cássio; Igor, Athos (Nathan), Viery e Wesley Costa (Pedro Gabriel); Kaick, Tiago e Riquelme; Alysson (Jeferson), Gabriel Mec (Hiago) e Jardiel (Guga).
São José: Édson Júnior; Prado, João Garcia, Rhuan e Marcinho (Robert); Pedro Pedra, Bagatini e Ghiven; Kaique (Marcelo), Thiago Tinoco (Jovane) e Gabriel Silva (Menezes).
Quer receber as notícias mais importantes do Tricolor? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Grêmio.