Quando coloca a cabeça no travesseiro, o torcedor do Grêmio se dá o direito de sonhar com uma vaga à Libertadores. O conjunto de imagens que vêm à mente tem o time de Renato Portaluppi vencendo jogos na sequência e a zona de classificação ao torneio se esticando ao limite e formando um G-9. Atualmente, a distância para um possível G-9 é de quatro pontos.
Na metade de cima da tabela, a situação encrespa. Primeiro pela combinação necessária para ter nove brasileiros na Libertadores. Campeão da Copa do Brasil, o Flamengo precisa se manter no G-6 para aumentar uma vaga brasileira na Libertadores. Condição com um grau de dificuldade mais baixo.
O campeão da edição deste ano da Libertadores, Botafogo ou Atlético-MG, também precisaria ficar no G-6. Se o clube carioca conquistar a América, a vaga estará automaticamente aberta, já que tem 21 pontos de vantagem para o sétimo colocado. O time mineiro está em 11º neste momento.
Para abrir mais um espaço, o Cruzeiro precisa ficar entre os oito primeiros colocados e ser campeão da Copa Sul-Americana diante do Racing.
Se a combinação acontecer, o cenário atual mostra que são necessários 43% de aproveitamento para ser o nono colocado, sempre no cenário atual. O que equivale a 50 pontos. Faltam 11 para o Grêmio chegar nesta marca, o que exigiria um índice de 73,3% de aproveitamento nas últimas partidas. Líder do campeonato, o desempenho atual do Botafogo é de 68%.
Em caso de G-8, a projeção de momento indica a necessidade de 52 pontos. Renato e seus jogadores teriam de somar 13 pontos em 15 possíveis.
— Entre o campo e a matemática, sou sempre o campo. Ao mesmo tempo, tem de respeitar a matemática. Enquanto tem bambu tem flecha, como diz o Everaldo Marques. Tem que se dar margem ao aleatório. E estamos falando de futebol, o Grêmio disputa, claramente, a fuga do rebaixamento. Nos últimos 10 jogos, o time perdeu a força — avalia Sérgio Xavier Filho.
O Grêmio volta a campo no dia 20, quando recebe o Juventude. A preparação para a partida começa terça-feira (12), após o elenco ter recebido três dias de folga.
Quer receber as notícias mais importantes do Tricolor? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Grêmio.