Por um 2025 sem a ameaça da Série B, Grêmio e Juventude se enfrentam nesta noite na Arena. Uma repetição do confronto que valeu o título do Gauchão deste ano e que nesta quarta-feira (20) ganha contornos decisivos na luta para de distanciar do Z-4 nesta reta final do Brasileirão. Com a previsão de mais de 37 mil torcedores no estádio, o clube espera criar um ambiente de mobilização para auxiliar o time em busca de uma vitória.
Sete meses depois do encontro que acabou no hepta gremista, o jogo das 19h vale muito para Grêmio e Juventude. Com 39 pontos, dois a mais do que o adversário da Serra, o Tricolor dará um grande passo para evitar o risco de rebaixamento com uma vitória. As projeções atuais apontam que 42 pontos seriam suficientes para minimizar o risco de queda. Mas no outro lado da moeda, uma eventual derrota traz a crise para dentro do ambiente do clube. Mais do que estacionar na pontuação atual, um tropeço dentro da Arena colocaria um adversário direto em vantagem também na tabela de classificação.
— Sabemos da importância dessas últimas rodadas e de como cada ponto pode fazer a diferença para nós. Aproveitamos esse período sem jogos para trabalhar forte e recuperar a parte física, que é fundamental nessa reta final. Chegamos ainda mais preparados para encarar os adversários que teremos pela frente. Agora, é colocar tudo isso em prática dentro de campo e buscar os resultados que precisamos — opinou Dodi, em manifestação enviada por sua assessoria de imprensa.
Como se não bastasse a situação do Grêmio na tabela, a direção também se esforçou para trazer o clima de decisão na Arena para impulsionar a torcida, que atendeu ao chamado feito pelo clube nas redes sociais. Os vídeos gravados por ex-jogadores, atletas do grupo atual e influencers gremistas convocaram os torcedores a garantir um lugar na Arena.
— Será um jogo decisivo para nossas pretensões no campeonato. O Juventude é uma equipe que conhecemos bem e que está lutando muito para ficar na Série A. Precisamos entrar em campo com muita concentração e dedicação para sairmos com a vitória. Vamos batalhar até o final para conquistarmos esses três pontos importantes e ganharmos mais confiança para as últimas rodadas do Brasileiro — completou Dodi.
Outra questão que mostrou o tamanho do investimento feito pelo clube para tentar oferecer o máximo de possibilidade de vitória foi a operação montada para buscar Villasanti, Soteldo e Aravena. A reavaliação física, horas antes do início da partida, determinará quem do trio estará à disposição de Renato para começar o jogo.
A tendência é de que Pavon seja titular no ataque, com Pepê como alternativa para o meio de campo, com possibildade de ausência de Villasanti. Entre Gustavo Martins e Geromel, Renato deve escolher pelo veterano como parceiro de Rodrigo Ely. Gustavo voltou de lesão muscular e ainda não recuperou totalmente o melhor condicionamento físico.