Tentando se salvar do rebaixamento para a Série B do Brasileirão, o Grêmio enfrentará o Cruzeiro nesta quarta (27), em Belo Horizonte.
Depois do empate com o Juventude, na Arena, o técnico Renato Portaluppi terá o retorno de Soteldo, Aravena e Villasanti, provavelmente no time titular no Mineirão.
Pensando nas opções disponíveis, Zero Hora perguntou a seus colunistas qual deve ser a escalação do Grêmio contra o Cruzeiro na quarta. Confira:
César Cidade Dias
O Grêmio precisa pensar na pontuação do campeonato. Em razão disso, o empate não pode ser considerado um mau resultado. Logo, Renato deve fechar o time e colocar os melhores jogadores fisicamente em campo. Três volantes, um meia e dois atacantes.
- Marchesín; João Pedro, Jemerson, Geromel e Reinaldo; Ronald, Dodi, Villasanti e Monsalve; Aravena e Braithwaite.
Diogo Olivier
Um Grêmio mais conservador, porque não sabe propor jogo. Para atacar e ter a bola é preciso estar bem treinado, e o time de Renato não conseguiu isso este ano, também por causa da enchente, mas não só por ela. Então que faça o mais simples. Linhas mais baixas e próximas, marcação operária e agressiva, apostando no contra-ataque para não virar retranca. Não muito mais a fazer a essa altura.
- Marchesín; João Pedro, Geromel, Jemerson e Reinaldo; Dodi e Villasanti; Monsalve, Cristaldo e Aravena; Braithwaite.
José Alberto Andrade
Partindo do pressuposto que o empate em Belo Horizonte não é um resultado tão ruim para o Grêmio, o mais importante não está necessariamente na formação do time, mas na concentração dos atletas. Por isto, uma escalação convencional da equipe se mostra o mais razoável, até porque há problemas insolúveis como as ausências de Rodrigo Ely e Kannemann na defesa. No mais, o retorno de Villasanti, bem como as voltas a pleno de Aravena e Soteldo fazem Renato ter à disposição aquilo que de mais razoável se viu no Grêmio recentemente. Não há muita invenção. Apesar dos erros contra o Juventude, Gustavo Martins tem mais energia do que Geromel e Cristaldo representa mais ligação do que Pepê.
- Marchesin; João Pedro, Gustavo Martins, Jemerson e Reinaldo; Villasanti e Dodi; Aravena, Cristaldo e Soteldo; Braithwaite.
Marcelo De Bona
Difícil planejar um time ideal faltando quatro rodadas para o fim. Renato não teve capacidade para fazer isso em um campeonato inteiro. Ainda que a ideia seja apostar em individualidades como Soteldo, por exemplo, o Grêmio pode qualificar o time com jogadores de maior refino técnico. Cristaldo e Monsalve podem jogar. O argentino como titular absoluto e o colombiano disputando a posição com Edenilson. Dodi e Villasanti são os volantes e, na zaga, se Rodrigo Ely não tiver condições, apostaria na dupla Geromel e Jemerson.
- Marchesín, João Pedro, Geromel, Jemerson e Reinaldo; Dodi, Villasanti e Cristaldo; Monsalve (Edenilson), Soteldo e Braithwaite.