Nesta quinta-feira (24), seis torcedores do Grêmio registraram na 4ª Delegacia de Polícia Civil de Porto Alegre um Boletim de Ocorrência por injúria racial, referente a incidentes ocorridos no Gre-Nal do último sábado (26), disputado no Beira-Rio.
Após o clássico, foram publicadas nas redes sociais imagens que mostram um torcedor do Inter alisando o braço direito com a mão esquerda e apontando para um torcedor gremista no setor visitante. O Grêmio, inclusive, publicou uma nota oficial, pedindo para que o fato fosse "investigado pelos órgãos competentes". Depois disso, o clube foi procurado por torcedores que estavam no estádio e teriam se sentido ofendidos pelo gesto.
— O Grêmio, ao ser procurado pelas vítimas, tem prestado todo o apoio necessário, incluindo o acompanhamento à 4ª Delegacia de Polícia, onde elas prestaram depoimento. O clube seguirá acompanhando o andamento do inquérito e quaisquer desdobramentos, inclusive na esfera esportiva — declarou o diretor jurídico gremista, Luiz Paulo Germano, em contato com a reportagem de Zero Hora.
Três vídeos gravados do setor visitante do Beira-Rio que mostram os supostos gestos de injúria racial foram anexados ao Boletim de Ocorrência. A Polícia Civil deve instaurar um inquérito para apurar o caso.
Na esfera esportiva, há a expectativa de que o Procurador-Geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) apresente denúncia e também abra um processo sobre o ocorrido.
Quer receber as notícias mais importantes do Tricolor? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Grêmio.