Pedro Geromel anunciou, nesta terça-feira (1º), que se aposentará ao final desta temporada. Com isso, encerrará a sua trajetória no futebol com 10 anos de Grêmio — foi anunciado em 20 de dezembro de 2013.
Com cerca de uma década vestindo a camisa tricolor, o zagueiro viveu momentos marcantes pelo clube. Início de desconfiança, a volta por cima com títulos, dupla de sucesso com Kannemann e a consagração da carreira ao ser convocado para uma Copa do Mundo.
Foram 403 jogos pelo Tricolor e 15 gols marcados. Geromel conquistou 10 títulos, entre Libertadores, Recopa Sul-Americana, Copa do Brasil e sete edições do Gauchão, tornando-se um dos grandes ídolos da história do clube.
Relembre 10 momentos marcantes da passagem do zagueiro pelo Grêmio.
1 - "Muy malo"
Ao chegar ao Grêmio no final de 2013, Geromel vinha de um empréstimo de uma temporada pelo Mallorca, da Espanha. Em entrevista à Rádio Gaúcha na época, o jornalista Miquel Alzamora, do jornal Ultima Hora, de Mallorca, fez duras críticas em relação ao zagueiro.
— Muy malo. Mal de cabeça, mal de posse de bola, mal de impulsão. É um jogador muy malo — afirmou.
Com isso, a desconfiança sobre o jogador recém-chegado aumentou. Porém, a história provou o contrário, e o jornalista mudou de ideia.
2 - Primeiros passos
A estreia de Geromel foi num 3 a 0 do Tricolor contra o Novo Hamburgo, mas sem grande destaque para o zagueiro. O primeiro ato relevante dele foi no duelo contra o São Luiz pelo Gauchão de 2014.
O Grêmio jogou com os reservas, pois tinha duelo importante pela Libertadores, e Geromel ainda estava em processo de adaptação. Por isso, ele foi para a partida e acabou ficando marcado por um gol contra no final do jogo, que decretou o empate contra a equipe de Ijuí.
Nesse momento, após as falas do jornalista espanhol e o lance inesperado, as esperanças no zagueiro não eram grandes.
3 - O primeiro gol
O ano de 2015 para Geromel foi especial. Apesar de nenhum título conquistado, ele conseguiu se manter como titular da equipe e marcou três gols na temporada.
O primeiro dele com a camisa gremista foi em 9 de abril, quando o Grêmio empatou em 1 a 1 com o Novo Hamburgo, na Arena, pelas quartas do Campeonato Gaúcho. A classificação para a semifinal foi nos pênaltis.
4 - Renovação do contrato
Geromel chegou ao Tricolor com contrato até metade de 2016. Com um início de trajetória complicada, o zagueiro conseguiu fazer uma boa reta final de 2014 e se firmou como titular em 2015, o que lhe rendeu uma renovação até 2019 com o Grêmio.
Outros clubes do Brasil começaram a prestar atenção em Geromel, o que motivou a direção gremista da época a fazer uma boa oferta de contrato.
5 - Dupla com Kannemann
Com a titularidade assegurada, o camisa 3 precisava de um bom companheiro de zaga, mas nenhum outro zagueiro conseguia se garantir entre os titulares. O nível de Geromel aumentava e mostrava deficiências dos diversos companheiros.
Tudo mudou na metade de 2016, quando Walter Kannemann foi contratado pelo Grêmio como uma alternativa. A estreia da dupla aconteceu em 24 de agosto daquele ano, no jogo de ida das oitavas da Copa do Brasil, contra o Athletico-PR, na Arena da Baixada.
O Tricolor venceu por 1 a 0, com uma excelente atuação defensiva. Foi a primeira vez em que Geromel e Kannemann atuaram juntos. A partir daí, tinha início a trajetória de uma das melhores duplas de zaga da história do Grêmio.
6 - O primeiro título com o Grêmio
No jogo de volta contra a equipe paranaense pela Copa do Brasil, o Tricolor foi derrotado por 1 a 0 e a decisão foi para os pênaltis. O Grêmio levou a melhor e avançou às quartas de final da competição, em jogo que ficou marcado pelo retorno de Renato Portaluppi ao comando gremista.
Depois disso, o Tricolor passou por Palmeiras, Cruzeiro e venceu a decisão contra o Atlético-MG, para ficar com a taça da Copa do Brasil. No jogo de ida, Geromel deu assistência para Everton Cebolinho no terceiro gol, que encaminhou o título. Foi a primeira taça do atleta com a camisa do Grêmio. Ele esteve presente nos dois jogos da final e foi considerado como um dos melhores jogadores da competição.
7 - A conquista da América
Na temporada 2017, o Tricolor entrou motivado a vencer mais um título. Sem conquistar o Gauchão, o foco total era na Libertadores. Geromel foi peça fundamental na campanha gremista que terminou com o título contra o Lanús, da Argentina.
O zagueiro fez um gol durante o torneio, na vitória por 4 a 1 contra o Guarani do Paraguai. Porém, o momento mais simbólico da conquista foi a hora de levantar a taça. Sem o capitão Maicon, Geromel recebeu a braçadeira e foi o primeiro a erguer o troféu do tri da Libertadores para o Grêmio.
8 - Melhor zagueiro do continente
Já reconhecido no futebol brasileiro após grandes atuações e títulos conquistados, Geromel também começou a ser notado no continente. Em 2017, ele esteve na seleção da Libertadores, ao lado dos companheiros Marcelo Grohe, Arthur e Luan.
No ano seguinte, o zagueiro voltou a figurar na seleção da Libertadores e, apesar de não ter conquistado o taça novamente, o Grêmio também esteve representado por Kannemann entre os melhores do continente.
9 - Copa do Mundo
Com destaque pelo Grêmio em todas as competições, Geromel chamou a atenção do técnico da Seleção Brasileira. Tite convocou o zagueiro para amistosos. Faltando três meses para o Mundial de 2018, na Rússia, ele recebeu oportunidades e cravou seu nome entre os 23 convocados.
Geromel não atuou na Copa do Mundo, visto que os titulares da época, Marquinhos e Thiago Silva, estavam entre os melhores zagueiros do mundo. O Brasil foi eliminado nas quartas de final para a Bélgica. Contudo, fazer parte da delegação foi um reconhecimento pelo excelente trabalho que vinha fazendo pelo Grêmio nos últimos anos.
10 - Gol em Gre-Nal
Depois de diversas conquistas, Geromel ainda não havia marcado gol no principal confronto do Rio Grande do Sul: o Gre-Nal. No total, o zagueiro atuou 27 vezes no clássico, teve nove vitórias, 10 empates e oito derrotas.
No dia 3 de novembro de 2019, Geromel finalmente marcou um gol em Gre-Nal. Na partida disputada na Arena, o Tricolor venceu por 2 a 0 o Inter, pelo Brasileirão daquele ano. Além do zagueiro, Rômulo marcou o outro gol gremista.
Quer receber as notícias mais importantes do Tricolor? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Grêmio.