Com a retomada dos grandes títulos, o Grêmio passou a ter em Pedro Geromel um dos ídolos desta nova geração. De grandes atuações, o zagueiro marcou seu nome na história tricolor, o que lhe rendeu até mesmo apelidos engraçados, como "Geromito".
Essa fama, claro, teve a contribuição de exibições de gala no clássico Gre-Nal. Com ele em campo desde 2014, o time gremista colecionou muito mais resultados positivos do que negativos: em 16 jogos, foram cinco vitórias, nove empates e apenas duas derrotas, tendo marcado 18 gols e sofrido apenas seis. Diante de todo este retrospecto, GaúchaZH elenca os cinco momentos mais marcantes do jogador no maior clássico do futebol gaúcho.
1) Estreia com goleada
Desconhecido da maioria do público brasileiro, Geromel chegou a Porto Alegre para ser reserva de uma zaga formada por Rhodolfo e Werley. Por isso, foi viver seu primeiro Gre-Nal apenas no segundo semestre, pelo Brasileirão de 2014. E não poderia ter sido de melhor maneira: com goleada por 4 a 1. Mesmo que não tenha balançado as redes, o zagueiro contribuiu para que o time comandado por Felipão atropelasse os colorados, com gols de Luan, Ramiro e Alan Ruiz (duas vezes). Rafael Moura descontou para o Inter.
2) Expulsão em final
O segundo clássico disputado por Geromel se deu em 2015, pelo jogo de ida da final do Gauchão de 2015, que terminou empatado em 0 a 0. Porém, o jogo teve gosto amargo para o zagueiro. Com apenas 17 minutos do segundo tempo, ele viu o meia-atacante Valdívia partir em velocidade em direção ao gol de Marcelo Grohe, e se viu obrigado a derrubá-lo na entrada da área. A falta rendeu um segundo cartão amarelo e, consequentemente, sua expulsão. Desta forma, o jogador não pode se fazer presente na grande decisão, no Beira-Rio, que acabaria com vitória do Inter por 2 a 1.
3) 5 a 0
A perda do título gaúcho de 2015 não demoraria muito para ser esquecida, com juros e correção no primeiro turno do Brasileirão. Com a venda de Rhodolfo, Geromel se tornou dono da posição, formando a dupla de zaga com o equatoriano Erazo. Contra um Inter abatido pela demissão do técnico Diego Aguirre, o Grêmio comandado por Roger Machado aplicou a maior goleada dos últimos tempos na história dos Gre-Nais: 5 a 0, com gols de Giuliano, Luan (duas vezes), Fernandinho e Réver (contra).
4) Título gaúcho
Além dos títulos da Copa do Brasil, Libertadores e Recopa, Geromel também ergueu duas taças de Gauchão com o Grêmio. Em 2018, a decisão foi contra o Brasil-Pel, mas no ano seguinte se deu em um clássico Gre-Nal. Após dois empates por 0 a 0, as equipes decidiram nos pênaltis quem seria o campeão estadual de 2019. Mesmo não tendo efetuado nenhuma das cobranças, o zagueiro foi incumbido de erguer o troféu, ao lado de Maicon, para mais uma festa na Arena.
5) Único gol
Apesar de não ter a obrigação de marcar gols, Geromel também deixou suas marcas nas redes adversárias. Já consagrado com as conquistas de nível nacional e continental, o zagueiro marcou um dos gols da vitória por 2 a 0, pelo segundo turno do Brasileirão de 2019. Em um jogo amplamente dominado pelo Tricolor, o ídolo gremista abriu o marcador aos 33 minutos de jogo, aparando de cabeça um cruzamento preciso de Alisson.