O Gre-Nal 405, a primeira partida da final do Gauchão 2015, terminou empatado em 0 a 0. Apesar da grande movimentação dos dois times no primeiro tempo, a etapa complementar teve domínio do Inter sobre o Grêmio. Com um a mais, os colorados pressionaram, mas não conseguiram sair em vantagem da Arena.
O jogo de volta será no dia 3 de maio, no Beira-Rio. Para ser campeão, o Inter precisa de uma vitória por qualquer placar. Já o Grêmio tem a vantagem do empate com gols para ficar com a taça do Gauchão 2015. Um novo 0 a 0 leva a decisão para os pênaltis.
PRIMEIRO TEMPO DE MOVIMENTAÇÃO INTENSA
Num começo eletrizante de constantes ataques de ambos os lados, os times iniciaram o Gre-nal 405 praticando forte marcação – o que, inevitavelmente, forçava o adversário ao erro. Tal pressão era tanta que, a 12 minutos de jogo, o árbitro Anderson Daronco já havia sinalizado seis escanteios: três para cada lado.
A primeira grande chance do jogo foi aos 16 minutos, quando Marcelo Oliveira cruzou da esquerda e encontrou Giuliano livre na pequena área, de cara com Alisson. Porém, a finalização saiu forte demais e a bola passou por cima do travessão colorado.
Pelo lado do Inter, foi Nilmar quem teve a primeira oportunidade de abrir o placar na Arena. Aos 24 minutos, o atacante fez fila, entrou na área e chutou à direita do gol de Marcelo Grohe. Após o lance, foi marcado o impedimento.
No final do primeiro tempo, os times voltaram a se atacar com mais perigo. Aos 36, Matías Rodriguez cruzou, Douglas pegou de primeira e mandou à esquerda de Alisson. Dois minutos depois, William bateu cruzado de fora da área. A bola entrou na área do Grêmio, não encontrou ninguém e passou rente à trave direita gremista.
O toma-lá-dá-cá era tão evidente que os jogadores, na saída do primeiro tempo, reconheceram o ritmo intenso da partida. “O jogo está disputado, aguerrido. As duas equipes estão lutando muito pra encontrar espaços no campo”, resumiu o goleiro Marcelo Grohe antes de entrar no vestiário para o intervalo. Na sequência, Ernando opinou: “o primeiro tempo foi de chances para os dois lados”.
COM UM A MAIS, INTER PRESSIONA NO SEGUNDO TEMPO
Em uma tentativa de atacar com maior efetividade, Diego Aguirre iniciou a etapa complementar com Valdívia no lugar de Nicolás Freitas e abriu mão do esquema com dois volantes de contenção.
Aos 12 minutos, D'Alessandro arrancou do campo de defesa, driblou até a entrada da área e chutou forte. Grohe espalmou e, na sequência, Nilmar pegou o rebote, mas estava impedido.
Três minutos mais tarde, o Grêmio respondeu com uma pancada forte de Luan de fora da área. A bola passou por cima do gol de Alisson. Pouco depois, Douglas cruzou para a área e encontrou Marcelo Oliveira sozinho na pequena área. De primeira, o jogador chutou para fora, mas assustou a defesa colorada.
O Grêmio ficou com um jogador a menos a partir dos 16 minutos. Pedro Geromel fez falta em Valdívia e levou o segundo cartão amarelo, provocando sua expulsão. Para tentar recompôr a zaga, Felipão tirou o atacante Braian Rodríguez e colocou o zagueiro Erazo no time.
Em vantagem numérica, o Inter pressionou em uma sequência de dois lances perigosos. Aos 24, D'Alessandro cruzou e Valdívia, que cabeceou forte, parou em Grohe. No lance seguinte, Sasha, praticamente na marca do pênalti, chutou e o goleiro gremista fez grande defesa.
O Inter passou a jogar apenas no campo do Grêmio. Aos 35, Nilmar e Aránguiz tabelaram na entrada da área gremista e o atacante finalizou com uma bomba, que passou perto da trave esquerda de Grohe.
No final, Rafael Moura entrou no lugar de Sasha e conseguiu uma boa jogada na frente da área do Grêmio. Porém, o gol colorado parou novamente nas mãos de Marcelo Grohe.
FICHA TÉCNICA
Grêmio 0x0 Inter
Local: Arena do Grêmio
Árbitro: Anderson Daronco
Grêmio: Marcelo Grohe; Matías Rodríguez, Rodholfo, Geromel e Marcelo Oliveira; Maicon (Wallace), Felipe Batos, Douglas (Cristian Rodríguez) e Giuliano; Braian Rodríguez (Erazo) e Luan.
Inter: Alisson; William, Ernando, Alan Costa e Geferson; Nicolás Freitas (Valdívia), Aránguiz, Rodrigo Dourado e D'Alessandro (Anderson); Nilmar e Eduardo Sasha (Rafael Moura).
Cartões amarelos: Braian Rodríguez, Maicon, Marcelo Grohe, Pedro Geromel (GRE); Alisson, Aránguiz, Geferson, Nicolás Freitas, Valdívia, William (INT)
Cartão vermelho: Pedro Geromel (GRE)
Público: 46.909 presentes