Um dos principais responsáveis pela contratação de Geromel em 2014 foi Rui Costa, ex-diretor executivo do Grêmio e que, atualmente, atua na função pelo São Paulo. O zagueiro de 39 anos anunciou na terça-feira (1º) que vai se aposentar ao final da temporada de 2024, sem planos para o futuro, mas com o desejo de dedicar mais tempo à família.
Em entrevista ao Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha, Rui Costa contou detalhes da contratação do até então desconhecido jogador que tinha atuado em times de pouca expressão de Portugal, da Alemanha e da Espanha.
— No caso do Geromel, a observação dele foi atípica, poderia até gerar um livro. A contratação não foi só minha, foi do Grêmio e das pessoas que lá estavam. Eu identifico na capa de uma revista europeia um jovem brasileiro que era capitão em um time da Alemanha. Eu não tinha conhecimento sobre ele — relatou o dirigente.
Na época, Geromel atuava pelo Colônia, equipe pela qual fez mais de 120 partidas e era considerado peça importante. Ao identificar quem era o atleta, analisar aspectos táticos, técnicos e de conduta, Rui Costa levou o nome ao presidente gremista da época: Fábio Koff.
— Ele fez várias brincadeiras por conta do nome dele e por ser um jogador desconhecido. Mas o presidente tinha um olho clínico, uma capacidade rara de verificar talentos, e ele logo viu que ali tinha uma joia rara — afirmou o executivo.
O dirigente então chamou Geromel para conversar e conseguiu negociar para o zagueiro chegar inicialmente por empréstimo ao Grêmio.
— Tive uma conversa com ele que durou quase três horas. Ali eu já vi que estava diante de um ser humano diferente. Foi uma contratação fora do manual, diferente do que os clubes adotam — explicou.
Por fim, antes de Geromel chegar, Rui Costa relatou um momento engraçado. Mesmo já contratado, o presidente Koff ligou para Luiz Felipe Scolari, técnico do Tricolor na época, para pedir a opinião do treinador.
— Enquanto ele falava com o Felipão, eu rezava para ele dizer que o Geromel era um bom jogador — disse o dirigente.
No fim das contas, Felipão aprovou a contratação, e o resto é história.
Quer receber as notícias mais importantes do Tricolor? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Grêmio.