Se o provável acontecer, o Grêmio deverá disputar a Copa Sul-Americana no ano que vem. É o que aponta o departamento de matemática da UFMG, especialista em análises de probabilidades no futebol. As chances de rebaixamento são pequenas.
As contas indicam que o time de Renato Portaluppi tem 59,5% de chance de disputar a competição em 2025. A probabilidade de ser rebaixado é de 5,4%. O Grêmio, que tem 38 pontos, ocupa a 11ª colocação no Brasileirão.
A seguir, confira a situação gremista em relação a cada parte da tabela (título, Libertadores, Sul-Americana e rebaixamento).
Título
O Grêmio não tem chances matemáticas de título.
Libertadores
Se o G-6 for mantido, o Tricolor tem probabilidade reduzida de entrar na zona de classificação à Libertadores. UFMG aponta o índice em 0,2%.
Se vencer todos os jogos que faltam, o Grêmio saltaria de 38 para 59 pontos. A partir de 57 pontos, há mais chances (52,7%) de se classificar à Libertadores do que ficar de fora dela.
Dono do último posto para a competição, o São Paulo tem 51 pontos e 54% de aproveitamento. A manutenção do desempenho, faria o Tricolor paulista chegar aos 61 pontos, pontuação inalcançável para o Grêmio.
A zona de classificação pode virar G-8 dependendo dos campeões da Libertadores e da Copa do Brasil. No cenário atual, Botafogo e Flamengo, respectivamente, teriam de conquistar o título para a região ser alargada.
O oitavo colocado é o Cruzeiro, com 44 pontos e 47%. Assim, terminaria o torneio com 54 pontos. O Grêmio pode chegar, no máximo, aos 59.
Sul-Americana
É a zona que tem a maior probabilidade de ter o Grêmio ao final da 38ª rodada. As contas da UFMG apontam que a probabilidade de o time de Renato Portaluppi jogar a Sul-Americana em 2025 é de 59,5%.
A partir de 47 pontos, há mais chances (63,3%) de se classificar do que ficar de fora. Faltam nove pontos para o Grêmio atingir a pontuação. Se somar 15 pontos dos 21 restantes, a equipe garante a classificação matemática.
A zona de classificação pode se expandir dependendo dos campeões da Libertadores e da Copa do Brasil.
Rebaixamento
Apesar da campanha ruim, a probabilidade de queda é de apenas 5,4%. A partir dos 43 pontos, é menor chance de rebaixamento (25,8%) do que jogar a Série B em 2025. Faltam cinco pontos para o Grêmio atingir este patamar.
A pontuação que garante a permanência matemática, neste momento, é de 48 pontos.
Os clubes com maior chance de rebaixamento são:
- Atlético-GO: 99,96%
- Cuiabá: 97%
- Juventude: 44%
- Bragantino: 39,2%
- Vitória: 28,8%
- Athletico-PR: 28,3
- Corinthians: 25,2%
- Criciúma: 16,2%
- Fluminense: 15,4%