Um jovem oriundo da base ganha cada vez mais espaço com o técnico do Grêmio, Renato Portaluppi. Destaque na bola aérea, o volante Ronald, 21 anos, vem desde agosto entrando com frequência no segundo tempo dos jogos para dar solidez defensiva, sobretudo em jogadas pelo alto, quando o time está vencendo.
Internamente, Ronald é considerado por muitos no CT Luiz Carvalho o melhor cabeceador do elenco tricolor, podendo ser efetivo na bola aérea tanto defensiva quanto ofensiva. Por isso, o atleta vem sendo opção recorrente de Renato na segunda etapa para segurar o resultado positivo, quando é o caso.
Contra o Atlético-MG, neste domingo (1), a entrada do garoto não foi suficiente para impedir a derrota de virada por 3 a 2. Porém, nas últimas semanas, o volante ajudou a equipe a segurar o resultado contra Athletico-PR, Cuiabá e Criciúma.
O crescimento do garoto no conceito de Renato ficou evidenciado a partir do início de agosto. Até julho, o atleta havia ingressado em apenas dois dos 19 jogos disputados pela equipe no Brasileirão. Entretanto, nos últimos cinco jogos, o volante ingressou em quatro, sempre nos minutos finais das partidas.
Internamente, há dois motivos para que Ronald esteja aparecendo apenas agora. Um deles é a saída de Felipe Carballo, que estava à frente do jovem na hierarquia de meio-campistas. O outro é o mau momento pelo qual a equipe passava no Brasileirão até julho, quando o cenário de "segurar o resultado positivo" não era tão frequente na rotina do Tricolor.
Na temporada 2023, em seu último ano de base, Ronald marcou 10 gols em 28 partidas pelo time sub-20. No mesmo ano, o meio-campista balançou as redes logo na estreia pelo time principal, na vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-MG, pelo Brasileirão, quando anotou de cabeça após cobrança de escanteio. Com passagens por seleções de base, o atleta é considerado uma promessa do clube.
Quer receber as notícias mais importantes do Tricolor? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Grêmio.