A torcida do Grêmio tem um novo xodó. Martin Braithwaite centralizou atenções ao estrear com dois gols diante do Cuiabá, neste sábado (10), na Arena Pantanal, pela 22ª rodada do Brasileirão.
O dinamarquês de 33 anos foi substituído apenas aos 44 minutos do segundo tempo. Correu como se não estivesse há mais de um mês sem jogar — a última partida pelo seu antigo clube, o Espanyol, havia sido em 23 de junho, contra o Real Olviedo, pela segundo divisão espanhola.
Enquanto esteve em campo, foi preocupação constante para a defesa adversária e deu assistência "indireta" para o primeiro dos três gols do tricolor. Braithwaite finalizou da entrada da área, a bola pegou na trave, e Gustavo Nunes aproveitou o rebote para começar a construir os 3 a 1 da vitória.
Nas finalizações, o estreante teve 50% de aproveitamento. Dos quatro chutes, Braithwaite acertou dois. Mostrou que sabe resolver os lances com os dois pés: o primeiro gol foi com o direito e o segundo com o esquerdo, após tentativa de cabeça defendida pelo goleiro Walter.
Nas três vezes que o Grêmio balançou a rede, estava no lugar do centroavante: dentro da área. Foi o posicionamento que permitiu o chute que resultou no gol de Gustavo Nunes, o simples toque que completou a jogada de Monsalve e a bomba "de primeira" antes de a bola quicar no rebote de Walter, fechando o placar.
Aliás, o dinamarquês participou de todos os gols do jogo. Foi dele, contra, o desconto do Cuiabá. Após cobrança de escanteio, a bola bateu nele e entrou.
Números de Braithwaite na estreia pelo Grêmio
- Gols — 2
- Finalizações — 4
- Passes certos — 15 (71% de aproveitamento)
- Passes certos no terço final do campo — 8 (57% de aproveitamento)
- Dribles certos — 2 (67% de aproveitamento)
- Disputa de bolas vencidas — 8 (47% de aproveitamento)
- Duelos aéreos vencidos — 5 (50% de aproveitamento)
- Duelos pelo chão vencidos — 3 (43% de aproveitamento)
- Faltas sofridas — 1
Fonte: Sofascore