O técnico Renato Portaluppi prepara mudanças no Grêmio para o jogo de volta das oitavas contra o Fluminense, nesta terça (20), no Maracanã. O treinador prepara um time com três zagueiros para o duelo desta terça-feira.
O que chama atenção foi o teste feito durante a atividade de segunda (19) com a saída de Cristaldo da equipe. O colunista de GZH Eduardo Gabardo antecipou que essa será a escalação gremista para encarar o Fluminense. O Desenho Tático explica o que muda na equipe com essas trocas.
Formação com três zagueiros
A primeira mudança e de maior impacto tático a volta do sistema com três zagueiros. Dessa forma, Gustavo Martins acompanhará Jemerson e Kannemann no trio de defesa.
O time que Renato deverá mandar a campo:
O que o Grêmio ganha com três zagueiros
A a presença de um trio de zagueiros possibilita melhorar a marcação pelos lados do campo. Isso porque o recuo dos laterais formará uma linha de cinco, aumentando a amplitude defensiva. Isso pode ser determinante quando se marca em linhas baixas, uma possível estratégia gremista diante da vantagem obtida no jogo da ida, em Curitiba.
Nos momentos de transição defensiva e mesmo quando tiver a bola, um trio de zagueiros será uma tentativa de Renato de ganhar maior proteção às costas dos laterais João Pedro e Reinaldo.
Formação inédita
A utilização de Martin Braithwaite significa uma importante diferença na formação do Grêmio. Isso porque quando Renato usou três zagueiros em jogos recentes do Brasileirão e da Copa do Brasil não havia um centroavante. Dessa forma, o time teve o meia Cristaldo funcionando como falso 9.
Isso explica o teste feito por Renato de uma formação sem Cristaldo no treino e que deverá ser confirmada quando sair a escalação. Assim, o 3-4-2-1 seria mantido com Pavon e Soteldo fazendo os posicionamentos que executaram diante do Corinthians, na Copa do Brasil, por exemplo. Braithwaite seria o homem central do ataque.
Diante dessa escalação, Renato expõe uma ideia de fortalecer a defesa e as coberturas aos laterais, tendo no setor ofensivo jogadores com capacidade de acelerar nas transições e tentar explorar uma provável linha alta do Fluminense. De negativo, o Grêmio poderá ter dificuldade para manter a posse de bola, o que deverá deixar o time carioca por muito tempo dentro do campo gaúcho.