O Grêmio trouxe de Santa Catarina mais do que os três pontos da vitória sobre o Criciúma. Uma nova ideia de time, com Miguel Monsalve e Franco Cristaldo juntos no meio de campo, também faz parte do rescaldo do resultado do último domingo (25). E que agora tem a chance de ser praticada, ensaiada e aprimorada por Renato Portaluppi nos treinamentos no CT Luiz Carvalho durante a semana sem jogos.
Renato reconsiderou uma posição que adotara ao escalar os dois jogadores juntos. Depois da vitória por 2 a 1 sobre o Fluminense, na ida das oitavas de final da Libertadores, o técnico afirmou que até poderia utilizar ambos pontualmente. Mas perguntou quem marcaria com essa escalação.
— Pode ser que aconteça ora ou outra. Para vocês (imprensa), é muito fácil. Eu já vejo a parte tática, o que vocês não enxergam muitas vezes. Vocês fazem a opinião pública, e o torcedor quer que todos estejam juntos, mas sou pago para pensar. Não adianta ter todos os jogadores diferenciados juntos. E quem vai marcar? — questionou.
A resposta foi vista no gramado do Estádio Heriberto Hülse. Além de ser o autor do gol da vitória, Monsalve se destacou em quesitos defensivos. O colombiano teve uma interceptação, único do time a registrar essa estatística, e terminou a partida empatado com Villasanti e Dodi com um desarme certo. Foi o camisa 11 o escolhido por Renato para atuar improvisado. Com Cristaldo centralizado, Monsalve começou a partida pelo lado direito. Mas como o Criciúma insistia em atacar pelo lado direito da defesa, o jogador passou a jogar pela esquerda para auxiliar Reinaldo nas tarefas defensivas.
A ideia de ver os dois meias juntos ganhou as redes sociais desde que Monsalve passou a aparecer como destaque, Em seis jogos, o camisa 11 tem dois gols e duas assistências. Números que o credenciaram a receber a chance como titular no último final de semana. E que teve desempenho elogiado por quem transmitiu a vitória gremista sobre o Criciúma.
— Renato acertou ao escalar Cristaldo e Monsalve juntos. Ambos se complementam. Aliam qualidade técnica a poder de tomada de decisão. Sem contar que não se anulam em campo. Cumprem funções diferentes. Monsalve, aliás, vive um momento técnico melhor do que Cristaldo. Ainda sim, vejo o argentino como uma peça importante no esquema do time e Monsalve vem se escalando naturalmente entre os 11 pelo que já demonstrou nessa pequena, mas intensa amostra — afirmou Jader Rocha, narrador do Grupo Globo.
A possibilidade dessa escalação do setor ofensivo ter uma dupla de meias junto a Soteldo e Braithwaite ganhou força para o jogo do próximo domingo (1º), contra o Atlético-MG. Pavon, que vinha sendo utilizado como titular, passará por reavaliação do departamento médico. O atacante relatou estar com dores muscular e deve seguir de fora por alguns dias para realizar tratamento. Gustavo Nunes, principal alternativa entre os reservas, foi negociado com o Brentford.
Aravena, que deu a assistência para o gol de Monsalve, enquanto isso, corre por fora por lugar no time. O chileno vem com bom desempenho nos treinamentos e passou Nathan Fernandes na hierarquia das opções para o ataque.
Quer receber as notícias mais importantes do Tricolor? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Grêmio.