Neste sábado (3), o Grêmio iniciará a provável última viagem para mandar jogos longe da Arena. Curitiba, mais uma vez, será a base de três dos quatro compromissos decisivos da sequência. O Tricolor planeja levar praticamente todo o elenco. O departamento médico está quase todo esvaziado com os retornos de atletas importantes.
Nos últimos dias, os médicos gremistas permitiram a Diego Costa participar dos treinamentos sem limitações. O centroavante deverá ser preservado do confronto no gramado sintético da Arena da Baixada, no domingo (4), pelo Brasileirão, mas retornará contra o Corinthians no Couto Pereira, na quarta-feira (7), na Copa do Brasil.
Outras peças importantes como Cristaldo e Jemerson foram direto para o time titular. Pequenos problemas musculares e quadros gripais foram superados em pouco tempo para colaborar com o momento da equipe na luta para escapar da zona de rebaixamento.
Atualmente, segundo status do clube, apenas dois atletas estão em recuperação médica: Rodrigo Caio e André Henrique. O defensor, inclusive, está prestes a ser liberado pelos profissionais após concluir a recuperação de uma pancada que sofreu há duas semanas e fez ele perder os últimos quatro duelos. Já o atacante ainda trata lesão muscular no reto-femoral da coxa esquerda e deverá retornar apenas entre o final do mês e começo de setembro.
A tendência é que a delegação tenha cerca 30 atletas na composição para conseguir girar as peças com um curto espaço de tempo:
— O Grêmio quer jogar as três competições com força total. Não queremos priorizar uma ou outra. Já traçamos um planejamento para os próximos quatro jogos com espaço de tempo curto. Ficaremos de fora de Porto Alegre por alguns dias. Não fazia sentido voltar para ficar por poucas horas. Viajaremos com um grupo com praticamente todos os atletas. Estamos com um planejamento com esses quatro jogos e depois pensaremos jogo a jogo — revelou Antônio Brum.
O jogos pela frente
Athletico-PR
No primeiro enfrentamento da série, no domingo (4), pela condição do campo artificial, a estratégia é uma escalação com preservações. A condição do Brasileirão ainda é tratada como de atenção pela pontuação, mas a definição é não arriscar perder nenhum titular absoluto para os momentos decisivos da temporada. Muitos reservas devem ser utilizados. Contratações recentes como Monsalve, Aravena e Arezo devem atuar por alguns minutos. Gustavo Martins, Dodi e Rafael Cabral podem aparecer entre os titulares.
Corinthians
Diante do clube paulista, na quarta-feira (7), por exemplo, no Couto Pereira, pela jogo de volta da Copa do Brasil, a formação deverá ser a mais próxima da considerada ideal.
Cuiabá
Na volta do Brasileirão, contra o Cuiabá, no Mato Grosso, em 10 de agosto, a escalação passará pelos resultados anteriores, mas principalmente pelos indicadores físicos depois do desgaste. Braithwaite tende a ser relacionado no Centro-Oeste.
Fluminense
Para encerrar a sequência, de volta à capital paranaense, em 13 de agosto, novamente no estádio do Coritiba, pela Libertadores, contra o Fluminense, a equipe titular deverá ser confirmada mais uma vez.
Retorno para casa
A volta a Porto Alegre ocorre apenas no dia 14. A expectativa é que o embate com o Bahia, no dia 17, seja oficializado na Arena depois da enchente de maio.