O zagueiro Rodrigo Caio foi a principal atração na vitória do Grêmio por 1 a 0 sobre o Passo Fundo, nesta quinta (29), no CT Hélio Dourado, pela Copa FGF. O defensor de 31 anos atuou por mais de 60 minutos e, apesar da falta de ritmo, teve boa atuação, sendo seguro nos desarmes e dando qualidade à saída de bola.
A partida marcou a estreia tricolor na competição. Com uma equipe formada predominantemente por garotos do time sub-20, o Grêmio se impôs no jogo e venceu com autoridade, apesar do placar magro. Além de Rodrigo Caio, reforçaram a equipe o zagueiro Natã Felipe e o volante Mila, que também fazem parte do grupo profissional.
Ainda sem a mesma velocidade e mobilidade dos seus melhores momentos no São Paulo e no Flamengo, Rodrigo Caio foi um dos destaques da equipe gremista, chamando atenção pela qualidade no passe e pela segurança defensiva. O jogador levou a melhor sobre os atacantes adversários na maioria das vezes pela antecipação, não precisando se envolver em um número significativo de divididas.
No primeiro tempo e no início do segundo, o Passo Fundo adotou uma postura defensiva, entregando a bola ao Grêmio. O gol gremista foi marcado pelo centroavante Pedro Vitor, após jogada do lateral-esquerdo Renato. Outro destaque tricolor foi o meia Leandro Avelino. Na parte final do jogo, após a saída de Rodrigo Caio, o time do interior ensaiou uma postura mais ofensiva, mas sem conseguir balançar as redes.
Planejamento
Em entrevista a Zero Hora, o técnico Renato Portaluppi disse que o atleta de 31 anos está em seus planos para a sequência da temporada.
— Fazia muito tempo que ele não trabalhava com bola. Tínhamos que readaptá-lo. Hoje ele está bem. Falei para ele que era importante jogar (pela Copa FGF) para readquirir ritmo, e ele ficou muito feliz. Para ele, é muito bom, pois esse tipo de jogo dá confiança. Ele está totalmente recuperado e pronto. O que precisa é de ritmo de jogo. No momento que necessitarmos dele, pode ter certeza de que vai estar bem — disse.
Rodrigo Caio atuou pelo time principal do Grêmio por apenas 17 minutos no empate por 2 a 2 com o Palmeiras, no dia 4 de julho. Antes disso, não atuava desde o fim de 2023, quando ainda defendia o Flamengo, onde sofreu uma série de lesões sérias no joelho esquerdo.
Quer receber as notícias mais importantes do Tricolor? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Grêmio.