O Grêmio terá uma novidade no meio de campo nesta quinta-feira (4), às 19h, contra o Palmeiras. A suspensão de Dodi, que levou o terceiro cartão amarelo contra o Fluminense, abre uma vaga para a partida no Estádio Centenário. Uma posição que acabou bem preenchida pelo volante quando Villasanti foi para os Estados Unidos disputar a Copa América com o Paraguai. E que agora volta a ser dor de cabeça para Renato Portaluppi.
Dodi foi o único que jogou nas 10 partidas que o Grêmio fez desde a retomada do futebol após a paralisação por conta do desastre climático no Rio Grande do Sul. O bom rendimento do volante, que teve passagem pela base gremista, foi um dos poucos destaques da sequência ruim da equipe.
— Infelizmente aconteceu, mas, ao mesmo tempo, é bom para que ele tenha um descanso. Ele vem jogando todos os jogos, vem jogando bem, vem correndo bem. E de vez em quando você precisa dar um descanso para o jogador. Não era a hora, mas aconteceu. Mas agora é procurar o jogador que entra no seu lugar — comentou Renato, após a vitória sobre o Fluminense.
Os favoritos
Dois candidatos despontam como favoritos pelo lugar: Carballo e Du Queiroz. O uruguaio é um jogador com características mais ofensivas, que tem a chegada ao campo de ataque como principal característica. No caso do ex-jogador do Corinthians, suas melhores valências são as defensivas.
— Iria de Carballo, se o Villasanti não puder. Du Queiroz ainda não repetiu no Grêmio o que mostrou nos seus melhores momentos do Corinthians — disse Queki, colunista de Zero Hora identificada com o Tricolor.
O comentarista Sergio Xavier, do SporTV, acredita que Carballo é o favorito. Mesmo que o que ele gostaria de ver era uma oportunidade para Ronald.
— Ambos (Carballo e Du Queiroz) precisariam entregar mais poder de marcação pra esse jogo, mas acho que Carballo deixa menos espaço por ali. Iria com o uruguaio por isso e pelo posicionamento mais confiável. De qualquer jeito, a chance de ele jogar 90 minutos é pequena, cai muito de rendimento. Provavelmente, os dois jogarão, começaria com Carballo até quando tiver gás — analisou.
Improvável, mas não impossível
A possibilidade de Villasanti jogar não pode ser descartada, mesmo que tratada como a menos provável. O Grêmio preparou uma logística para ter o paraguaio de volta ao Brasil o mais rápido possível após o jogo da noite de segunda (1º) entre Paraguai e Costa Rica. Mas as atuais complicações na malha aérea do Rio Grande do Sul dificultam a chegada (e utilização) do atleta. Por isso a chance deve aparecer para um novo companheiro ao lado de Pepê.