Depois de quatro jogos consecutivos como titular, Gustavo Martins desfalcou o Grêmio nos dois últimos compromissos pelo Brasileirão. O jovem, de 21 anos, foi preservado pela comissão técnica para não correr o risco de uma sofrer uma lesão.
Após o empate em Goiânia, em 26 de junho, contra o Atlético-GO, o defensor, no retorno aos trabalhos no CT Luiz Carvalho em Porto Alegre, relatou aos fisiologistas que o músculo adutor de uma das coxas estava pesado. O técnico Renato Portaluppi teve uma conversa com o jogador e a decisão foi pela preservação.
Afinal, o clube enfrenta uma maratona de jogos. Também há preocupação pelas duas lesões musculares relativamente graves que afetaram Diego Costa e André Henrique. Portanto, a definição foi por não jogar diante do Fluminense, no dia 30 de junho, no Centenário.
Posteriormente, Gustavo Martins treinou com os companheiros visando encarar o Palmeiras. Ele ficaria no banco de reservas, mas no teste final relatou um desconforto na região pubiana. Segundo apurado pela reportagem, exames não detectaram lesão, mas em razão de outras alternativas no elenco, a comissão técnica também preservou o jovem zagueiro.
No primeiro trabalho visando exclusivamente o confronto diante do Juventude, na última sexta-feira (5), no CT Luiz Carvalho, Gustavo Martins treinou. Ele poderá aparecer como novidade na delegação e eventualmente entre os titulares mais uma vez.
Em paralelo, o atleta recebe atenções do futebol europeu. O Braga, de Portugal, segue interessado, mesmo com a negativa gremista numa transação no começo de 2024, mas consultas já foram feitas nas últimas semanas visando uma nova investida. Sondagens também chegaram da França e da Espanha. Há possibilidade de negociação já nesta janela de transferências.