Depois de garantir vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil, o Grêmio volta o foco novamente para o Brasileirão. Com uma programação diferente do que é feito costumeiramente, o elenco se reapresentou no CT Luiz Carvalho na tarde desta segunda-feira (15) e, no final da noite, inicia viagem à capital paulista, onde enfrentará o São Paulo na próxima quarta (17), às 20h, no Morumbi.
O técnico Renato Portaluppi será obrigado a mexer na escalação que venceu o Operário-PR em Caxias do Sul. Além do meia Cristaldo, que já desfalcou a equipe no último domingo (14), o volante Edenilson também deixou o gramado do Estádio Centenário com suspeita de lesão muscular. A eles, soma-se o zagueiro Kannemann, expulso diante do Cruzeiro.
O time será definido em atividade agendada para ocorrer na tarde desta terça (16), com portões fechados, no CT do Palmeiras. Na zaga, Jemerson pode estrear com a camisa gremista. No meio-campo, Dodi e Gustavo Nunes disputam uma vaga. Caso o segundo seja escolhido, Soteldo seria deslocado para o meio-campo.
Além disso, os laterais João Pedro e Reinaldo, preservados no confronto da Copa do Brasil, devem retornar à equipe. Uma provável escalação teria: Marchesín; João Pedro, Rodrigo Ely, Jemerson e Reinaldo; Villasanti, Pepê e Dodi (Gustavo Nunes); Pavon, Soteldo e Galdino.
Apesar de ter duas partidas a menos que os principais concorrentes que figuram na ponta de baixo da tabela de classificação, o Tricolor tem apenas 11 pontos, figurando em 18º lugar, na zona de rebaixamento.