O Grêmio decidiu tomar precauções após enfurecer os torcedores com a derrota para o Juventude, por 3 a 0, neste domingo (7). Um dia depois da partida, que manteve o clube no Z-4 do Brasileirão, o Tricolor reforçou a segurança no CT Luiz Carvalho para os treinos no local. Dois veículos da Brigada Militar foram avistados de prontidão em frente ao centro de treinamento na tarde desta segunda.
A medida teria sido tomada para evitar a repetição das cenas vistas na recepção da delegação em Caxias do Sul no dia 29 de junho, quando houve confronto de alguns torcedores com seguranças e a polícia, antes do confronto contra o Fluminense. Há outros episódios semelhantes no passado que ligaram o alerta no Tricolor, como os arremessos de pedras em setembro de 2021 contra o ônibus e o perímetro do CT, durante a campanha que culminou no terceiro rebaixamento do Grêmio à Série B.
Segundo apurado pela reportagem de Zero Hora, contudo, não houve qualquer incidente ou convocação de protesto para esta segunda-feira.
Preparação
O dia também marcou o pontapé inicial na preparação do Grêmio para encarar o Cruzeiro, pela próxima rodada do Brasileirão. Serão apenas dois treinos antes do compromisso, marcado para esta quarta-feira (10), às 18h30min, em Caxias do Sul, no Estádio Centenário.
A comissão técnica, desde março, realiza todos os treinamentos sem a presença da imprensa, mas segundo apurado por Zero Hora o Tricolor deverá contar com o retorno de Marchesín, Kannemann, Carballo e Pepê nesta quarta, todos preservados na última derrota.
Soteldo também está sendo preparado para atuar, mas passará por reavaliação após a disputa da Copa América. Além disso, Ely, que não teve lesão muscular diagnosticada, volta após cumprir suspensão.
A provável escalação que Renato Portaluppi colocará em campo diante dos mineiros na serra gaúcha tem: Marchesín; João Pedro, Rodrigo Ely (Gustavo Martins), Kannemann e Reinaldo; Villasanti, Pepê, Edenilson e Cristaldo; Pavón e Soteldo (Gustavo Nunes).