Depois de sete rodadas, o Grêmio voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. O triunfo contra o Fluminense, neste domingo (30), no Centenário, foi marcado por uma escalação de Renato Portaluppi sem um centroavante de ofício. O Desenho Tático mostra como funcionou a equipe gremista na partida que teve vitória gaúcha por 1 a 0, gol de Gustavo Nunes.
Foram quatro trocas de nomes na equipe em relação ao jogo com o Atlético-GO. A dupla de zaga foi nova com Geromel e Rodrigo Ely nos lugares de Gustavo Martins e Kannemann. Gustavo Nunes ganhou a vaga de Galdino no ataque e Edenilson foi colocado entre os 11 com a saída de JP Galvão, mas não foi ele quem ocupou a função de homem mais adiantado.
Taticamente, Renato Portaluppi manteve o sistema 4-2-3-1. Edenilson fez o papel de homem central da linha de três, que teve Pavon pela direita e Gustavo Nunes na esquerda. Cristaldo iniciou adiantado.
Grêmio posicionado no 4-2-3-1 com Edenilson como meia central e Cristaldo adiantado
Renato, no entanto, deu liberdade para Cristaldo quando o Grêmio atacava. Com o argentino saindo para armar, Edenilson aparecia muitas vezes na posição de "9". Pavon e Gustavo Nunes também exerceram esse papel. A ideia era sempre ter um jogador ocupando o centro do ataque quando o camisa 10 estava em sua função de origem.
Outra diferença do Grêmio no jogo no Centenário esteve na postura. O Tricolor marcou mais adiantado a saída do Fluminense. Assim, ocupou o campo de ataque impedindo a troca de passes típica do time carioca, que apelou para os lançamentos em muitas oportunidades. Essa marcação era feita com Edenilson se posicionando ao lado de Cristaldo e os volantes Pepê e Dodi adiantados para reduzir espaços.
Grêmio subindo a marcação próximo da área do Fluminense
Não foi um jogo de grande produção ofensiva do Grêmio, que finalizou 16 vezes (o dobro do Fluminense), mas com poucas chances claras antes do gol de Gustavo Nunes. Mas o desempenho foi suficiente para o time ser superior aos cariocas e acabar com a sequência de jogos sem vitória.
Com Diego Costa ainda fora de combate e sem um novo centroavante contratado, Renato Portaluppi parece ter encontrado um caminho para buscar pontos atuando sem um camisa 9 de ofício.
Números de Grêmio 1 x 0 Fluminense
- Posse de bola: Grêmio 47% x 53% Fluminense
- Finalizações: Grêmio 16 x 8 Fluminense
- Finalizações no gol: Grêmio 9 x 3 Fluminense
- Desarmes: Grêmio 22 x 17 Fluminense