Um atacante que se destacou no futebol europeu, com direito a convocações para a seleção da Itália. Essa foi a expectativa criada pelo torcedor do Grêmio com a chegada de João Pedro Galvão na metade de 2023. O final dessa passagem se resume em decepção. Em 45 partidas disputadas pelo Tricolor, ele balançou a rede apenas três vezes e frustrou a torcida gremista.
— Quando fica esse clima de jogador com torcedor é uma coisa muita chata e muito triste — comentou o técnico do Grêmio, Renato Portaluppi. O treinador comentou sobre a saída de JP Galvão, afirmando que o jogador pediu para sair.
Não faltou esforço e boa vontade do comandante gremista com o atacante. Na última temporada, sua chegada foi para ser um substituto, ou até mesmo poder jogar ao lado, de Luis Suárez. Com a saída do uruguaio no final do ano, o Grêmio apostou as fichas em JP Galvão, que não marcou gols em 2023.
— O Grêmio contratou um jogador que não entregou aquilo que o clube imaginava. E isso pode acontecer. É do futebol, é da vida. Primeiro porque ele não é centroavante. Muitas vezes jogou ali e encontrou dificuldades na função. JP Galvão não conseguiu reter a bola no ataque, premissa básica para um homem de frente. Sempre me pareceu um jogador para atuar próximo do atacante. Mas nada marcou mais a passagem dele no Grêmio do que a falta de gols. A confiança acabou e o futebol desapareceu. No fim, houve exposição demasiada do jogador quando Renato insistiu em colocá-lo mesmo sabendo que não teria resultado — avalia Marcelo De Bona, narrador da Rádio Gaúcha e colunista de Zero Hora.
O vice de futebol Antônio Brum disse que o desejo no início do ano era "dar uma sequência maior para o João Pedro, já mais adaptado, jogando na função de centroavante." As oportunidades foram dadas, mas o atacante não as aproveitou.
Vendo que o resultado da aposta estava sendo ruim — com apenas três gols marcados no Gauchão —, o Tricolor decidiu ir atrás de um novo nome, mudando o discurso do final de janeiro: "a gente não pensa num substituto dele agora porque ele tem contrato até o meio do ano", afirmou Brum na época.
Diego Costa chegou e começou a entregar resultados. No entanto, por conta lesões, o centroavante ficou de fora de algumas partidas. Novamente o Grêmio se viu dependente de JP Galvão para fazer gols. A cada jogo que passava, contudo, a situação ia ficando mais insustentável.
Não era só a ausência de gols que irritava o torcedor gremista. A limitação técnica, a dificuldade de ajudar na criação de jogadas ofensivas e por vezes a falta de determinação iam pressionando ainda mais o jogador.
— Infelizmente, a passagem de JP Galvão pelo Grêmio foi bem abaixo do esperado. Ele até teve uma certa importância no time ano passado, quando fez algumas boas partidas ao lado do Suárez. Mas quando teve oportunidade de ser o centroavante da temporada, não conseguiu corresponder às expectativas dos gremistas — ressalta Queki, torcedora identificada do Grêmio e colunista de GZH.
Mesmo com o contrato próximo do fim, JP Galvão não aguentou mais a pressão. Pediu para sair e encerrou sua passagem pelo Grêmio, decepcionando a torcida e a si mesmo.
Números de JP Galvão pelo Grêmio:
- 45 jogos
- 3 gols
- 1 assistência
- 1 título (Gauchão 2024)