Depois de chegar à glória com as conquistas da Copa do Brasil de 2016, da Libertadores de 2017 e o tri do Gauchão (2018, 2019 e 2020) com o Grêmio, Everton Cebolinha foi para a Europa. Em Portugal, não deslanchou no Benfica e acabou retornando ao seu país em 2022. O destino foi o Rio de Janeiro, onde passou a vestir a camisa do Flamengo, adversário do Tricolor na quinta-feira (13).
No gigante carioca, Cebolinha demorou a se firmar. Naquele ano, fez 31 jogos, marcou três gols e deu cinco assistências. Em 2023, esteve em campo 64 vezes, fazendo seis gols e distribuindo 10 assistências. Na atual temporada, são 22 jogos, cinco gols e cinco assistências. Os dados são do site Transfermarkt. Os números comprovam o protagonismo que o atacante tem demonstrado em campo.
— Cebolinha é seguramente um dos três ou quatro jogadores que mais cresceram de produção desde a chegada do Tite (em outubro de 2023). É o seu melhor momento com a camisa do Flamengo — assegura Rafael Marques, comentarista e apresentador das rádios Globo e CBN, e dos canais ESPN.
Segundo o jornalista, o ex-gremista é, junto com De La Cruz, o jogador do Flamengo com mais capacidade de decisão na atual temporada. Marques destaca, ainda, que, apesar da idolatria, Bruno Henrique é, hoje, reserva de Cebolinha por conta da amostragem do campo.
Sobre a forma de jogar, o comentarista e apresentador ressalta a mobilidade e habilidade do atacante:
— Talvez seja, do setor ofensivo, o jogador mais posicional. Ocupa o lado esquerdo, mas com autonomia de movimentação. As construções coletivas por dentro têm sido mais frequentes que as tabelas verticais com Viña ou Ayrton Lucas. É o primeiro do time em dribles e o segundo que mais finaliza, e vem evoluindo significativamente na precisão dos chutes. Mais da metade das jogadas de acabamento do Flamengo passa pelos pés dele.
Reencontro com o Grêmio
Desde que voltou ao Brasil, Cebolinha esteve em campo contra o Grêmio em três oportunidades, todas elas em 2023. O primeiro reencontro faz um ano exatamente nesta terça-feira (11). Em 11 de junho de 2023, o Flamengo bateu o Tricolor por 3 a 0 no Maracanã em jogo do Brasileirão.
O ex-gremista começou como titular e marcou o primeiro gol da partida. Cebolinha saiu aos 25 minutos do segundo tempo para a entrada de Bruno Henrique, autor do último gol do jogo. Pedro assinou o segundo dos três gols do Flamengo.
Pouco mais de um mês depois, Grêmio e Flamengo fizeram em 26 de julho o jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil. Os cariocas venceram por 2 a 0. Cebolinha entrou no segundo tempo, quando o placar já estava definido.
O terceiro encontro ocorreu no segundo turno do Brasileirão, em 25 de outubro, na Arena. Num jogo de cinco gols, Cebolinha fez o primeiro. Depois, na segunda etapa, Ferreira, Nathan Fernandes e André Henrique marcaram para o Grêmio. Luiz Araújo ainda descontou para o Flamengo: 3 a 2. Na ocasião, o atacante criado na base tricolor saiu aos 24 minutos do segundo tempo.
Jogos
- 11/6/2023 - Flamengo 3x0 Grêmio, no Maracanã (Brasileirão)
- 26/7/2023 - Grêmio 0x2 Flamengo, na Arena (Copa do Brasil)
- 25/10/2023 - Grêmio 3x2 Flamengo, na Arena (Brasileirão)