O Grêmio tem novo zagueiro para 2024. Anunciado em junho, Rodrigo Caio foi apresentado nesta sexta (21), na véspera do Gre-Nal 442, em Curitiba. A última vez que ele entrou em campo foi em 3 de dezembro, pelo Flamengo, na 37ª rodada do Brasileirão do ano passado.
Depois do seu contrato com o time carioca encerrar, o defensor ficou seis meses sem clube, visando uma melhor preparação para voltar aos gramados. Na coletiva de apresentação, garantiu que está em plenas condições para fazer sua estreia com a camisa gremista.
— Me sinto muito bem (parte física). Passei por momentos difíceis na carreira. Quando eu saí do Flamengo, tirei um período para descansar. Os últimos anos não foram fáceis. Quando o Renato me ligou, fiquei muito feliz. Estou pronto. Sempre me cuidei ao máximo, mas as circunstâncias da minha vida foram dessa forma. Encarei esse como um desafio importante na minha carreira, para mostrar que posso performar em alto nível. Quero ser mais um para ajudar da melhor forma, dentro e fora de campo — afirmou, brincando com a aparência do seu joelho:
— Tive uma lesão com 15 anos, fratura na patela. Desde lá, meu joelho é assim. Tive que me contentar com essa imagem dela. Vai ficando naturalmente mais deformada. Meu corpo se adaptou a isso. Mas eu jogo até agora. Estou aqui até hoje, graças a Deus. Meu joelho é estranho, mas não dá problema (risos). Até por isso que eu vim. Fiz todos os testes, todos exames, tudo foi bem-feito.
O novo camisa 30 também foi questionado sobre a competição por uma vaga no time titular. Além dos já conhecidos Geromel, Kannemann, Natã, Rodrigo Ely e Gustavo Martins, o Tricolor também contratou Jemerson, do Atlético-MG.
— Temos um ano muito importante, grandes jogadores, importantes para a história do Grêmio, viemos para somar e ajudar. Estamos em grupo, com jogadores que são campeões. Vamos somar para que possamos fazer o nosso melhor. Renato vai escolher o melhor para a equipe, sabemos da dificuldade das competições, precisa de todo mundo. Vamos estar prontos para ajudar. Geromel e Kannemann são vencedores, espero vencer um pouco do que eles ganharam aqui — disse Rodrigo.
O defensor de 30 anos assinou contrato até o final da temporada. Após passar por cirurgia no final de 2021, ele disputou só 25 partidas nos últimos dois anos. A contratação de Rodrigo Caio foi pedido do técnico Renato Portaluppi, com quem trabalhou no Flamengo em 2021. Ele já ficou no banco de reservas na derrota para o Fortaleza.