Na véspera do retorno ao Rio Grande do Sul, o Grêmio escapou de um novo insucesso. Após levar 1 a 0 do Atlético-GO, Reinaldo marcou e garantiu um empate para interromper a série de seis derrotas consecutivas. Apesar do ponto somado no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia, o Tricolor segue ameaçado de terminar a rodada na lanterna. Com sete pontos em 10 jogos, precisará torcer para que o Fluminense não vença o Vitória nesta quinta-feira (27).
Renato surpreendeu mais uma vez na escalação do Grêmio. Antes da bola rolar contra o Atlético-GO, a dúvida era entre Galdino e JP Galvão. mas o técnico decidiu por utilizar os dois como titulares. Na defesa, a troca foi por Kannemann no lugar de Geromel. Após cumprir suspensão, Pepê recuperou seu lugar entre o time que começou a partida.
Os times ainda estavam se estudando quando o Atlético-GO chegou pela primeira vez com perigo. Logo aos dois minutos, Baralhas foi lançado, ganhou no corpo de Gustavo Martins e bateu na saída de Marchesin. a bola passou ao lado da trave.
O primeiro chute ao gol antecipou o que seria o restante da primeira etapa. Com muitas dificuldades de se organizar, o Tricolor não ameaçava na frente e dava espaços ao contra-ataque.
A melhor oportunidade gremista do primeiro tempo saiu aos seis minutos. Galdino encontrou um passe preciso desde o campo de defesa para o pé de Pavon. Mas o argentino chutou por cima do gol de Ronaldo. Emiliano Rodríguez e Shaylon combinaram duas vezes para assustar Marchesín.
Irritado com a produção do time, que terminou o primeiro tempo sem acertar nenhum chute ao gol do Atlético-GO, Renato fez duas trocas. O técnico sacou Galdino e Pavon, aos 31 minutos, e colocou Nathan Fernandes e Gustavo Nunes.
O fim da etapa inicial teve um último susto para os gremistas. Gustavo Nunes perdeu pelo alto e a bola sobrou para Luiz Fernando, mas ele foi bloqueado por Dodi no momento da finalização.
A conversa no vestiário entre Renato e os jogadores surtiu efeito. Mais ligado, o Grêmio começou bem o segundo tempo. Cristaldo arriscou da entrada da área e foçou Ronaldo a fazer boa defesa, com cinco minutos de segunda etapa. Uma cobrança de falta do camisa 10 gremista também exigiu intervenção do goleiro do Atlético-GO.
Aos 18, Cristaldo tentou pela terceira vez. O meia recebeu de João Pedro e bateu rasteiro. Ronaldo evitou o gol do Grêmio. Quando a vantagem parecia toda no lado gremista, o Atlético-GO encontrou um gol. Shaylon cobrou falta na área, Kannemann desviou para trás e Luiz Felipe empurrou a bola para o gol aos 26 minutos.
Renato resolveu trocar aos 35 minutos. Mandou Du Queiroz e Edenilson a campo, nos lugares de Gustavo Martins e Pepê. No minuto seguinte, o Grêmio empatou. Após cobrança de escanteio, Reinaldo chutou da entrada da área e venceu Ronaldo. Como ocorreu no Gre-Nal, Ely novamente entrou para ser uma opção na bola aérea. E perdeu uma oportunidade na pequena área em seu primeiro toque na bola.
Apesar da insistência nos minutos finais, o Grêmio não encontrou forças para buscar a virada. Agora terá o alento de estar de volta ao Estado. A delegação retorna ao Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (27) e terá seus jogos como mandante no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, para tentar fugir de vez do momento de instabilidade.
Brasileirão —12ª rodada — 26/6/2024
Atlético-GO (1)
Ronaldo; Maguinho (Bruno Tubarão, 14'/2ºT), Adriano Martins, Luiz Felipe e Guilherme Romão (Rodallega, 30'/2ºT); Lucas Kal, Gabriel Baralhas e Rhaldney (Alejo Cruz, 19'/1ºT, depois Max, 30'/2ºT)); Shaylon, Luiz Fernando e Emiliano Rodriguez (Derek, 30'/2ºT). Técnico: Anderson Gomes (interino)
Grêmio (1)
Marchesín; João Pedro, Gustavo Martins (Du Queiroz, 35'/2ºT), Kannemann e Reinaldo; Dodi, Pepê (Edenilson, 35'/2ºT), Pavon (Nathan Fernandes, 31'/1ºT), Cristaldo e Galdino (Gustavo Nunes, 31'/1ºT); JP Galvão (Rodrigo Ely, 38'/2ºT). Técnico: Renato Portaluppi
GOLS: Luiz Felipe (A), aos 26min, Reinaldo (G) aos 36min do 2º tempo
CARTÕES AMARELOS: Shaylon, Lucas Kal, Alejo Cruz, Baralhas, Emiliano Rodriguez, Bruno Tubarão, Luiz Felipe (A) ; Galdino, Nathan Fernandes, Kannemann, Edenilson (G)
ARBITRAGEM: Bruno Arleu de Araújo (Fifa-RJ), auxiliado por Eduardo da Cruz (MS) e Carlos Henrique Lima Filho (RJ); VAR: Rafael Traci (SC)
PÚBLICO E RENDA: não divulgados
LOCAL: Estádio Antônio Accioly, em Goiânia