O Grêmio trabalha para viabilizar a estreia de Rodrigo Caio antes da abertura da próxima janela de transferências, em 10 de julho. Em paralelo, a comissão técnica aprimora a parte física do atleta em função do longo período de inatividade desde a saída do Flamengo.
Rodrigo Caio não disputa uma partida desde 3 de dezembro, quando ele se despediu do Flamengo. Desde então, fez preparação por conta própria enquanto negociava com outras equipes. Foram seis meses sem treinar coletivamente. Na semana passada, quando foi levado a Curitiba, depois do acerto com o Tricolor, começou a imersão ao elenco gremista.
Como Rodrigo Caio estava sem vínculo com outro clube, o departamento jurídico do Grêmio tenta inscrevê-lo no BID da CBF antes da reabertura da janela de transferências de julho, que será autorizada a partir do dia 10. Segundo apurou GZH, os dirigentes debatem o assunto internamente, ainda sem nenhuma consulta prévia à CBF sobre o tema.
— Apesar de a janela estar fechada, há possibilidade de se debater sobre a possível antecipação da inscrição, estamos avaliando isso com o jurídico. Mas não podemos garantir. Tem algumas exceções quando o atleta ficou fora da última janela e estamos desde antes da contratação levantando essas situações — explicou Antônio Brum, vice de futebol gremista.
Segundo Renato Portaluppi, em entrevista no último sábado (8), após o empate com o Estudiantes, pela Libertadores, Rodrigo Caio precisa de mais uma semana para treinar sem limitações com os companheiros:
— Excelente profissional, dedicado, precisa de poucos dias. Está há cinco, seis meses longe de um treinamento com um grupo, longe da aparelhagem toda de um clube. Ele se encontra bem, vai precisar de mais uma semana para a gente fazer trabalhos físicos um pouco mais fortes para a musculatura dele. Fazendo os trabalhos com o grupo, fazendo os trabalhos que ele necessita, daqui a pouco ele estará à nossa disposição.
Para o setor defensivo, atualmente, Renato tem à disposição: Geromel, Kannemann, Rodrigo Ely, Gustavo Martins e Natã. Posteriormente, a partir de 10 de julho, Jemerson também poderá ser utilizado.