Jemerson foi apresentado nesta sexta-feira (21) como novo jogador do Grêmio. Aos 31 anos, o experiente zagueiro chega do Atlético-MG como mais uma opção para a defesa do time de Renato Portaluppi — assim como Rodrigo Caio, que também reforça o Tricolor para o segundo semestre da temporada.
Na coletiva, o defensor falou sobre o motivo que o levou a aceitar vestir as três cores gremistas neste ano:
— (O que me levou a vir para o clube foi) o Grêmio em si, pelo peso. Um dos maiores times do Brasil e do mundo, todo jogador sonha em jogar em time ganhador. Estou muito feliz e contente, espero fazer grandes jogos aqui, conquistar títulos e ficar na história.
Na sequência, Jemerson respondeu sobre a responsabilidade de disputar posição com ídolos do clube, caso de Geromel e Kannemann:
— Fico contente de poder aprender com eles no dia a dia. Com certeza espero continuar com eles por um longo tempo, e fazendo história. Eles tem muitas coisas para ensinar para gente. Vai ser (uma disputa) sadia. Eu tento fazer o máximo possível para quando o professor optar por mim, estar preparado.
Jemerson foi revelado pelo Galo em 2013, se destacando no ano seguinte. Retornou ao clube em 2022, após passagens pelo Monaco e Metz, da França, e Corinthians. Em 2024, vinha sendo contestado por parte da torcida e imprensa de Minas Gerais, por conta das recentes atuações:
— Foram quase dois anos que fiquei lá (no Atlético-MG), nessa segunda passagem, acho que foram três ou quatro treinadores, joguei com todos. Não foi à toa que consegui minhas sequências de jogos. Faz parte do futebol, agora é uma nova fase, novo ciclo.
Por fim, o zagueiro ressaltou a qualidade de Renato Portaluppi como técnico e se mostrou com uma alta expectativa em trabalhar com o treinador:
— É importantíssimo para o clube e jogadores quando você tem esse lado do treinador que é de apoio. Todos com quem conversei antes de vir (para o Grêmio) falaram bem (de Renato). Fico feliz de poder trabalhar com ele.
Jemerson chega para brigar pela posição de titular do Grêmio. O zagueiro tem o costume de jogar tanto pelo lado direito como esquerdo.
Números de Jemerson em 2024
Campeonato Mineiro
- 11 jogos (todos como titular)
- 3,5 interceptações por jogo
- 1 desarme por jogo
- 8 bolas recuperadas por jogo
Brasileirão
- 3 jogos (todo como titular)
- 1,7 interceptações por jogo
- 0,7 desarmes por jogo
- 3,3 bolas recuperadas por jogo
Libertadores
- 4 jogos (todos como titular)
- 1 interceptação por jogo
- 0,8 desarmes por jogo
- 3,3 bolas recuperadas por jogo
No total com a camisa do Atlético-MG
- 71 jogos
- 2 assistências
- 90% acerto no passe
- 59% duelos aéreos ganhos
- 408 ações defensivas
- 339 bolas recuperadas
- 36 dribles sofridos
* fonte: Sofascore