A retomada dos treinamentos do Grêmio pode acontecer na próxima sexta-feira (17). O clube ainda avalia onde irá realizar as atividades, que deverão ser feitas fora do Rio Grande do Sul. A medida se dá diante da incerteza de que haverá adiamento de partidas marcadas para depois de 27 de maio.
Na última terça-feira (7), A CBF anunciou no começo da semana o adiamento de todos os jogos envolvendo clubes gaúchos em competições nacionais até 27 de maio, atendendo a um pedido feito pelas equipes em conjunto com a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) da não realização de nenhuma partida pelo período de 20 dias. No mesmo dia, a Conmebol confirmou o adiamento do jogo do Grêmio contra o Estudiantes, pela Libertadores, inicialmente marcado para 15 de maio - já havia adiado o confronto com o Huachipato, no Chile, marcado para a última quarta-feira.
A Conmebol, no entanto, mantém marcado para 29 de maio o confronto entre Grêmio e The Strongest, com mando tricolor. No momento, não há indicativo da entidade de que esse jogo será adiado. Por conta disso, o Tricolor estuda como irá retomar as atividades.
O canal Sportv noticiou, na manhã desta sexta-feira (10), que Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina são possibilidades de sede para os treinamentos do Grêmio. GZH apurou que de fato o Tricolor avalia essa condição de treinar fora do RS. A Arena e o CT Luiz Carvalho foram atingidos pela enchente e não terão condições de receber jogos e treinos nas próximas semanas.
O Grêmio entrou em campo pela última vez em 30 de abril, quando empatou sem gols com o Operário-PR, pela ida da terceira fase da Copa do Brasil. No retorno a Porto Alegre, o clube treinou pela última vez em 2 de maio, um dia antes da Capital ser atingida pela maior enchente de sua história.