O Grêmio deu início na manhã desta sexta (17) ao período de 10 dias de treinos em São Paulo, mas sem o grupo completo, o que só deve ocorrer na segunda (20). Por problemas na malha aérea, os zagueiros Kannemann e Rodrigo Ely, o volante Felipe Carballo e o atacante Lucas Bessozi ainda não conseguiram chegar à capital paulista. Resolvendo questões particulares, o volante Villasanti e o atacante Diego Costa são aguardados na segunda.
A maior parte dos jogadores, que aguardavam a retomada dos treinos em suas cidades, conseguiu desembarcar na concentração em Guarulhos na quinta (16). No entanto, Kannemann e Rodrigo Ely tiveram seus voos cancelados e tinham chegada prevista apenas para a manhã de sábado (18). Já Felipe Carballo e Lucas Bessozi, que, respectivamente, estavam no Uruguai e na Argentina, só conseguiram voos para a noite de sábado (18).
Desta forma, o técnico Renato Portaluppi só deve realizar treinos com o grupo completo na terça-feira (21). O treinador não conta na capital paulista com seis jogadores entregues ao departamento médico. Lesionados, Pedro Geromel, Mayk, Pavon, André Henrique, Mila e Jhonata Robert permaneceram em Porto Alegre por uma opção do clube, que entendeu haver mais estrutura na capital gaúcha para o trabalho de fisioterapia destes atletas.
Em São Paulo, por sua vez, Renato conta com dois reforços oriundos do DM. O principal deles é o lateral Reinaldo, recuperado de lesão no joelho direito e que não atua desde fevereiro. O outro é o zagueiro Gustavo Martins, que havia sofrido uma lesão muscular no último jogo da equipe antes da enchente, o empate por 0 a 0 com o Operário, pela Copa do Brasil, no dia 30 de abril.
O Grêmio treina na capital paulista no CT do Corinthians até o dia 26, quando ocorre o deslocamento para Curitiba, onde o Tricolor enfrenta o The Strongest-BOL, pela Copa Libertadores. A equipe ainda fará duas atividades na capital paranaense, nos dias 27 e 28, antes do jogo contra os bolivianos, marcado para o dia 29, no Estádio Couto Pereira.
Após essa partida, a logística tricolor ainda não está definida. Isso só ocorrerá quando o clube definir onde mandará o jogo contra o Botafogo, no dia 1 de junho, pelo Brasileirão. Por enquanto, o único outro compromisso com local já escolhido é o confronto com o Estudiantes, no dia 8 de junho, também marcada para o Couto Pereira.