O Grêmio obteve, por volta das 17h deste domingo (5), um helicóptero para levar mantimentos para garotos e funcionários da base que estão no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul. Eles estão ilhados no local. O município é um dos mais atingidos pela enchente na Região Metropolitana.
O diretor de administração do Grêmio, Luis Moreira, ressaltou que os garotos e funcionários que estão no CT têm comida. O temor do clube, no entanto, é que eles precisam ser reabastecidos, pois há incerteza sobre quanto tempo eles terão de ficar no local.
— Estamos precisando chegar a Eldorado para levar mantimentos aos nossos atletas que estão lá alojados. Nosso apelo é que se consiga helicóptero para atender a essa gurizada. Eles têm alimentação, mas vai acabar terminando. Acredito que em Eldorado vai perdurar por bastante tempo a situação, temos que levar mantimentos e remédios para eles. Tem jogadores e funcionários lá. Ele estão bem, seguros, mas estão ilhados — declarou Moreira.
Em entrevista à Rádio Gaúcha, na manhã deste domingo (5), o prefeito de Eldorado do Sul, Ernani de Freitas Gonçalves, afirmou que a situação do município é de “extrema calamidade”. Na cidade, com cerca de 40 mil habitantes, há cerca de 20 a 30 mil desabrigados.
A cidade está isolada dos vizinhos, conforme o chefe do Executivo. Além disso, 100% do centro foi atingido, e não há acesso a nenhum lugar, apenas por meio de helicóptero. A situação é crítica em todos os locais, mas a água estabilizou. Porém, levará vários dias até a cidade voltar a ter acesso.
Confira a nota divulgada pelo Grêmio
O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense informa que existem atletas da categoria de base instalados juntamente com outros funcionários no CFT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul.
Todos em ótimo estado de saúde, com alimentos, medicações e cuidados necessários.
Ainda assim, o Clube informa que um helicóptero já foi designado para pousar nas instalações com mais mantimentos.
Um dos geradores que fornece energia elétrica apresentou problemas e deixou a unidade sem luz desde a noite passada.
A inundação atingiu campos de treinamento, outros locais de acesso no interior do CFT, *mas não chegou no alojamento*. Atletas e funcionários estão seguros no local.