O Grêmio cancelou os treinamentos que estavam marcados para sábado (4) e domingo (5), às 15h30min, no Parque Esportivo da PUCRS. O principal motivo é a impossibilidade de deslocamento de diversos atletas e funcionários que moram em áreas atingidas pelas enchentes. Além disso, o clube entendeu não haver clima para a realização da atividade em meio ao cenário dramático que vive o estado.
O Tricolor já havia transferido provisoriamente todas as atividades do time profissional para a PUCRS em função do alagamento no CT Luiz Carvalho, situado no bairro Farrapos, na Zona Norte da Capital, uma das áreas mais afetadas pelas indundações na Capital. Contudo, ao menos no final de semana, os treinamentos foram cancelados.
A comissão técnica repassou aos jogadores um cronograma de exercícios físicos para serem realizados em suas casas. A situação será reavaliada a partir de segunda (6), quando também está previsto um treinamentos na PUCRS, às 15h30min.
Vários atletas do Grêmio vivem em condomínios em Eldorado do Sul, um dos municípios mais atingidos pelas inundações, e enfrentariam dificuldades, hoje, para se deslocar até Porto Alegre. Além disso, diversos funcionários da equipe de apoio do clube também vivem em áreas afetadas pelas enchentes na e não conseguem sair de casa.
A direção tricolor está em contato com a Conmebol para discutir a possibilidade de adiamento do jogo contra o Huachipato-CHI, previsto para quarta (8), em Talcahuano-CHI, pela Copa Libertadores. Além de o Rio Grande do Sul ainda conviver com uma situação dramática, não há garantia de que o Aeroporto Salgado Filho estará funcionando na terça (7), quando está prevista a viagem da delegação ao Chile.
O Grêmio disponibilizou alimentos, cestas básicas e produtos de higiene e limpeza para os moradores que vivem nas imediações do CT Luiz Carvalho, uma das áreas mais afetadas da cidade, e conta com pontos de coleta de doações no Estádio Olímpico, no Bairro Azenha, e no Hotel 1903, situado na Avenida Dr. Timóteo, 577, no Bairro Floresta.
Confira a nota divulgada pelo Grêmio:
"Informamos que estão suspensos os treinos de hoje à tarde e amanhã. A medida considera o apoio às vítimas das enchentes e as limitações impostas pelo desastre natural na região de Porto Alegre. O momento exige cautela e a manutenção das pessoas em áreas seguras. Em função disso, o Departamento de Ciência, Saúde e Performance elaborou treinamentos individualizados para os atletas permanecerem em casa e acompanha de forma on-line os trabalhos, bem como está orientando os atletas que estão em tratamento médico"