O reencontro com a torcida marcou o último dia de preparação do Grêmio para o retorno aos gramados, nesta quarta (29), contra o The Strongest-BOL, em Curitiba. Na chegada ao hotel, após o treino desta terça (28), os jogadores foram recebidos por um número significativo de gremistas pela primeira vez desde que a delegação deixou Porto Alegre, há cerca de duas semanas. A volta do "clima de jogo" é considerada nos bastidores uma pequena amostra do ambiente que o Tricolor vai encontrar diante dos bolivianos no estádio Couto Pereira.
— O Grêmio vai se sentir em casa. Podem ter certeza. Até mesmo porque o Couto Pereira lembra um pouco o Olímpico. Estou muito ansiosa. Desde que passei a morar em Curitiba, nunca mais pude ver o Grêmio. E agora vamos apoiar. O momento é difícil, então temos que nos unir — afirma a biomédica Juliana Kayser, 25 anos, gaúcha de Canoas e que mora na capital paranaense desde 2022.
Assim como mais de 20 gremistas que foram à concentração, Juliana conseguiu tirar fotos com quase todos os titulares, além do técnico Renato Portaluppi. Eles fizeram questão de atender cada um dos torcedores presentes. Um ambiente que contrasta com a blindagem da primeira semana de preparação, em São Paulo, quando a delegação se hospedou em um hotel afastado, nos arredores de Guarulhos, e quase não teve contato com torcedores.
— Não estou conseguindo nem dormir direito. Sou nascido e criado em Curitiba, mas meu pai é catarinense e gremistão. Por isso, virei gremista. Mas, como moro aqui, consigo ver os jogos no estádio muito de vez em quando. Vamos fazer uma festa. O Grêmio vai se sentir em casa com certeza — garante o auxiliar-financeiro Diego dos Santos, 36 anos, que também recebeu atenção de boa parte dos atletas.
O ambiente na concentração nesta terça (28) coincide com o aumento registrado na comercialização de ingressos. No total, já são 21 mil bilhetes vendidos, de um total de 32 mil colocados à venda. Embora não haja uma estimativa oficial do clube, já há quem fale nos bastidores em um público superior a 25 mil ou até próximo dos 30 mil torcedores nesta quarta (29), no Couto Pereira.
— O Grêmio sempre é muito forte na Arena. Ela já ganhou muitos jogos para a gente por conta da nossa torcida. Infelizmente, não temos previsão de quando voltaremos a jogar lá. Então, a nossa torcida vai ser importantíssima no Couto Pereira. Acho que o apoio de quem puder comparecer vai ser muito importante, porque agora, a princípio, vai ser a nossa casa.. A gente vai precisar da nossa torcida no Couto Pereira para conseguir as nossas vitórias — declarou o volante Pepê.
Antes de receber o carinho da torcida, Renato encaminhou o time do Grêmio em treino fechado na tarde desta terça, no CT da Graciosa. A tendência é de que o treinador repita a equipe do jogo-treino contra a Portuguesa, na última quinta (23), em São Paulo. Recuperado de lesão, Reinaldo deve ser a principal novidade na lateral esquerda. Já no meio-campo, Dodi substitui Villasanti, suspenso.
A provável escalação tem: Marchesín; João Pedro, Rodrigo Ely, Kannemann e Reinaldo; Dodi, Pepê e Cristaldo; Galdino, Diego Costa e Soteldo.