O Grêmio alugou um barco para enviar, nesta segunda-feira (6), alimentos aos atletas e aos funcionários das categorias de base que estão "ilhados" nos alojamentos do CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul. A operação terá o apoio do centroavante Diego Costa, que mora na região, e se prontificou a recepcionar a embarcação e levar os mantimentos por terra até o local onde estão os garotos.
O alojamento tricolor abriga cerca de 80 pessoas, entre jogadores da base e funcionários, que se encontram no momento em segurança, mas com pouca comida e sem condições de deixar a região, em virtude dos alagamentos que castigam o município e boa parte da Região Metropolitana.
Como o CT Hélio Dourado não fica exatamente às margens do Guaíba, o barco locado pelo Grêmio irá desembarcar os alimentos nas imediações do condomínio onde mora Diego Costa. Então, o jogador, juntamente com os funcionários do clube, irá com a sua caminhonete até os alojamentos para entregar os mantimentos aos garotos.
O plano inicial do clube era levar os alimentos por via aérea. A direção chegou a conseguir um helicóptero neste domingo (5), mas a aeronave acabou sendo requisitada para uma operação de resgate em outra região.
Por enquanto, o Grêmio avalia não ser seguro resgatar os garotos e os funcionários dos alojamentos, por serem muitas pessoas e pela complexidade da operação, em meio a um cenário ainda delicado em função das enchentes na Região Metropolitana.
— Estamos atentos à situação dos meninos e dos nossos funcionários e fazendo todos os esforços para deixá-los em segurança. Na medida do possível, iremos analisar a possibilidade de providenciar o retorno deles em segurança para Porto Alegre — afirma Edson Berwanger, diretor-adjunto das categorias da base do Grêmio.
Além dos alimentos, o Tricolor enviou ainda seguranças armados ao CT para dar proteção aos garotos, em virtude dos relatos de assaltos e saques na região.