
A atuação do Grêmio diante do The Strongest surpreendeu quem esperava um desempenho abaixo do "normal" em função da pausa por conta da enchente em solo gaúcho. A goleada por 4 a 0 no retorno ao futebol após quase um mês encantou torcedores, mas não baixou a guarda do técnico Renato Portaluppi.
Na entrevista coletiva após a vitória pela Libertadores, nesta quarta-feira (29), no Couto Pereira, em Curitiba, o treinador voltou a chamar a atenção para a diferença da preparação física do Grêmio em relação aos demais times. Elogios à parte, ainda há um longo e tortuoso caminho pela frente, segundo Renato.
— O Grêmio fez uma excelente partida desde o início, mas nós estamos muito atrás, ainda, dos outros. Não vamos tirar a base por uma partida. Você vê que em alguns lances do primeiro tempo, com o Diego e o Franco (Cristaldo), nós perdemos as jogadas justamente por essa falta de ritmo — avaliou.
As "saidinhas tricolores"
Renato Portaluppi revelou, na entrevista, que tem liberado os jogadores para sair durante o período de treinamentos longe de Porto Alegre. O tempo é utilizado pelos atletas para passeios com família e amigos. Conforme o treinador, a estratégia é utilizada para amenizar o impacto desse período de "exceção" criado pela enchente que inviabilizou o uso da Arena e do CT Luiz Carvalho, na capital gaúcha.
— Procuro amenizar o sofrimento do grupo liberando eles de vez em quando. Eles estão trazendo as famílias por onde nós estamos viajando. É importante para que eles possam ficar um pouco perto dos familiares, perto dos filhos. Isso tem sido importante — comentou.
O comandante tricolor chegou a comentar que, após um pré-temporada, é necessário de oito a 10 jogos para atingir o ritmo ideal dos atletas. Ao mesmo tempo, afirmou que a situação do Grêmio é diferente. Antes de viajar para Curitiba, o elenco treinou no CT do Corinthians, em São Paulo.
— A gente não está falando de uma pré-temporada de todos os clubes do Brasil. A gente está falando de uma pré-temporada praticamente do Grêmio. Nós estamos muito atrás — analisou.
O Tricolor volta a campo no próximo sábado (1°), às 16h, também no Couto Pereira, em partida válida pela sétima rodada do Brasileirão. Pela Libertadores, o próximo confronto do Grêmio é no Chile, onde encara o Huachipato, na terça-feira (4), às 21h.