Enquanto os demais times da Libertadores já concluíram seus jogos, o Grupo C da Libertadores precisa definir o último classificado às oitavas. Com 10 pontos, o The Strongest já está garantido na próxima etapa, mas Grêmio e Huachipato brigam pela última vaga.
Para avançar às oitavas da Libertadores, inclusive como primeiro colocado do Grupo C, o Grêmio depende das próprias forças. Com dois jogos para disputar, diante de Huachipato e Estudiantes, o Tricolor terminaria na primeira colocação, com 12 pontos, na hipótese de conquistar duas vitórias nestas partidas.
No entanto, o Grêmio também pode avançar se conquistar até três pontos nas rodadas restantes. O duelo determinante será o da próxima terça (4), no Chile, diante do Huachipato. Se vencer os chilenos, que também estão com oito pontos, o Grêmio confirmará classificação antecipada.
Em caso de empate em Talcahuano, o Tricolor precisará de vitória sobre o Estudiantes, em Curitiba, em 8 de junho. Por outro lado, derrota no Chile elimina o Tricolor. O jogo contra os argentinos, porém, serviria só para a definição da terceira posição, que dará vaga no playoff da Copa Sul-Americana.
Cenários do Grêmio na Libertadores
Líder do Grupo C
- Vencer os jogos contra Huachipato e Estudiantes;
- Vencer Huachipato por dois gols de diferença e empatar com o Estudiantes;
- Empatar com o Huachipato e vencer o Estudiantes por dois gols de diferença.
Classificado em 2º lugar
- Vencer Huachipato;
- Empatar com o Huachipato e vencer o Estudiantes por um gol.
Eliminado
- Derrota para o Huachipato;
- Empate com Huachipato e Estudiantes.